Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYSE MARINHO MARTINS

2019-01-17 08:28:20.662

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAYSE MARINHO MARTINS
DATA: 18/02/2019
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
TÍTULO: AS REPERCUSSÕES DO ENEM NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MARANHÃO: o caso do CINTRA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Médio. Currículo. ENEM.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO: Estudo sobre as repercussões do ENEM no currículo do Ensino Médio das escolas estaduais em São Luís – MA, tendo como amostra intencional de pesquisa, o Centro Integrado do Rio Anil (CINTRA). Para tanto, objetivou apresentar possíveis repercussões da lógica do ENEM sobre a organização do currículo escolar e seus desdobramentos em aspectos tais como: calendário, rotina escolar, seleção de conteúdos, proposta curricular e avaliação da aprendizagem. A análise se fundamentou no Materialismo Histórico-Dialético, considerando os conceitos de ideologia segundo Marx, currículo por Ivor Goodson e tradição inventada de Hobsbawn & Ranger. A pesquisa é qualitativa, norteada pelo método crítico-dialético englobando pesquisa bibliográfica sobre literatura especializada em Ensino Médio, currículo, avaliação, política educacional e ENEM bem como, pesquisa documental com Leis de diretrizes e bases da educação brasileira, regulamentos e decretos obtidos na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional e no aplicativo Planalto Legis da Casa Civil da Presidência da República, além das matrizes de referência do ENEM, propostas curriculares nacionais e diretrizes curriculares da rede estadual do Maranhão. Na contextualização da análise foi realizada pesquisa de campo no CINTRA envolvendo entrevistas com gestores, coordenadores, professores e grupo focal com discentes dos turnos matutino e noturno, além de observação científica e análise da organização curricular, considerando documentos como proposta curricular, projeto político- pedagógico e planos docentes. A pesquisa enfocou a problematização do currículo a partir do ENEM, identificando o padrão da seleção de conteúdos e sua transposição didática no Ensino Médio demonstrando como a trama social e o conhecimento vêm sendo abordados na rede estadual de ensino do Maranhão, ainda marcada pelo academicismo. Assim, contribui-se para a percepção do ENEM para além de sua caracterização enquanto exame, considerando-o no reordenamento das práticas pedagógicas a partir da abordagem interdisciplinar e problematizadora na formação educacional reflexiva, focando a autonomia intelectual como artefato para a mudança da realidade social.
Externo ao Programa - 271767 - LELIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES
Interno - 1097118 - MARIA EUNICE FERREIRA DAMASCENO PEREIRA