Banca de DEFESA: DAYSE MARINHO MARTINS

2019-03-11 10:39:21.682

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAYSE MARINHO MARTINS
DATA: 19/03/2019
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
TÍTULO: AS REPERCUSSÕES DO ENEM NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO NO MARANHÃO: O CASO DO CINTRA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Médio. Currículo. ENEM.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO: Estudo sobre as repercussões do ENEM no currículo do Ensino Médio das escolas estaduais em São Luís – MA, tendo como amostra intencional de pesquisa, o Centro Integrado do Rio Anil (CINTRA). Para tanto, objetivou analisar repercussões da lógica do ENEM sobre a organização do currículo escolar em aspectos, tais como: calendário, rotina escolar, seleção de conteúdos, metodologia de ensino e avaliação da aprendizagem. O estudo se fundamentou no Materialismo Histórico-Dialético pelo conceito de ideologia, segundo Marx, de currículo conforme Sacristán e Goodson e tradição inventada por Hobsbawn e Ranger. A pesquisa é qualitativa, norteada pelo método crítico-dialético, englobando pesquisa bibliográfica sobre literatura especializada em Ensino Médio, currículo e ENEM, bem como, pesquisa documental com Leis de diretrizes e bases da educação brasileira, regulamentos e decretos obtidos na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional e no aplicativo Planalto Legis da Casa Civil da Presidência da República; além das matrizes de referência do ENEM e diretrizes curriculares da rede estadual do Maranhão. Na contextualização da análise foi realizada pesquisa de campo no CINTRA, envolvendo entrevistas com gestores, coordenadores, professores e grupo focal com discentes dos turnos matutino e noturno, além de observação científica e análise da organização curricular, por meio de documentos como projeto político-pedagógico e planos docentes. A pesquisa enfocou a problematização do currículo a partir do ENEM na rede estadual de ensino do Maranhão, corroborando a percepção do currículo como campo de forças políticas, evidenciando as contradições que permeiam a oferta de Ensino Médio na dualidade estrutural da sociedade brasileira. O estudo evidenciou no CINTRA, repercussões da lógica do ENEM quanto à organização do currículo, revelando a necessidade de redefinir tal abordagem para além de ações focadas na preparação do aluno para o exame, fomentando a interdisciplinaridade e a problematização. Ainda, permitiu perceber o avanço do conservadorismo em relação ao ENEM e à necessária resistência dos educadores a medidas que possam desfigurar abordagens potenciais à construção de uma educação crítica.
Externo à Instituição - DENISE BOMTEMPO BIRCHE DE CARVALHO - UnB
Externo ao Programa - 271767 - LELIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES