Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA CRISTINA DE CASTRO SOUZA

2019-04-22 09:37:54.229

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA CRISTINA DE CASTRO SOUZA
DATA: 26/04/2019
HORA: 15:00
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
TÍTULO: QUESTÃO ÉTICO-POLÍTICA E FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL NO CONTEXTO DA EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR: uma análise de projetos político-pedagógicos no Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: Questão Ético-político. Formação profissional. Serviço Social. Ensino superior.
PÁGINAS: 135
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO: Estudo sobre a questão ético-política na formação profissional em Serviço Social no contexto da expansão do ensino superior na particularidade do Maranhão, com base em uma análise de projetos político-pedagógicos de Cursos de Serviço Social no estado. Consoante as transformações orquestradas pelo capitalismo sob o neoliberalismo, a reforma educacional do ensino superior, enquanto projeto de educação, se expressou em uma expansão do ensino privado e da modalidade de ensino à distância principalmente para bacharelados. Como parte de uma estratégia global, organismos internacionais orientam os países de economia dependente a uma formação profissional funcional aos interesses da expansão do capital desprovida de compromisso com a formação do pensamento crítico, assentada no “aulismo” que privilegia o ensino, dissociado da pesquisa e da extensão. Com o objetivo de compreender esse processo e sua incidência na questão ético-política em Serviço Social, procedeu-se estudo teórico bibliográfico e análise de projetos político-pedagógicos de cursos de Serviço Social no Maranhão, tentando resgatar os elementos de construção ético-política necessários ao Serviço Social e sua correspondência na formação profissional, ao tempo em que se analisa as Instituições de Ensino Superior nas diversas modalidades existentes, afim de desvelar as concepções e projetos político- pedagógicos propostos para os cursos de Serviço Social no Maranhão. Os resultados estão apresentados em três capítulos. O primeiro aponta fundamentos históricos para pensar a questão ético-política e o desenvolvimento humano. O segundo faz uma reflexão e aponta tendências sobre a formação profissional em Serviço Social e a construção ético-política no ensino superior no Maranhão. O Terceiro apresenta a análise dos projetos pedagógicos das propostas curriculares dos cursos de graduação em Serviço Social no Maranhão e aponta elementos para problematização da questão ético-política na formação profissional em Serviço Social.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2433735 - CRISTIANA COSTA LIMA
Presidente - 027.495.303-00 - JOSEFA BATISTA LOPES - UFMA
Externo ao Programa - 3865014 - MARIANA CAVALCANTI BRAZ BERGER

fim do conteúdo