Banca de DEFESA: PRISCILA VIEIRA DOS SANTOS

DISCENTE: PRISCILA VIEIRA DOS SANTOS
DATA: 13/06/2019
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
TÍTULO: CRIAÇÃO E EXPANSÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO: impasses da gestão e impactos institucionais
PALAVRAS-CHAVES: Burocracia. Políticas Públicas. Avaliação de Impacto. Organização. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma).
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO: Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa de avaliação dos impactos organizacionais e administrativos da expansão e transformação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma), constituído pela integração do Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (Cefet-MA) e as Escolas Agrotécnicas Federais de São Luís e Codó. A presente pesquisa pretendeu investigar as consequências e os impasses da mudança institucional, questionando a respeito da natureza das alterações concretas na organização previamente constituída. Para tal, foi empreendido um esforço de caracterização das instituições nas formas anteriores à transformação em Instituto, a percepção dos seus servidores e gestores acerca das mudanças ocorridas e os maiores desafios suscitados pelas premissas desta nova institucionalidade. Baseou-se no entendimento de que a realidade social é complexa e expressa-se pelas suas múltiplas determinações e contradições, somente apreendida por aproximação, adaptando as noções relativas à dimensão avaliativa de impacto de políticas públicas desenvolvidas por Arlette Pichardo Muñiz e Chris Roche, desenvolvendo o argumento central de Mauricio Tragtenberg, que concebe a organização burocrática como aparelho ideológico que congrega as teorias administrativas e também é produto e reflexo do contexto histórico e socioeconômico no qual está inserida. Foram empreendidos os procedimentos da pesquisa bibliográfica, pesquisa documental em registros administrativos, financeiros e normativos e relatórios disponíveis no site da instituição e em seu sistema gerencial interno e entrevistas semiestruturadas com os servidores da instituição, assim compreendidos os funcionários detentores de conhecimento empírico do processo da expansão, seja por antiguidade no órgão, seja por atuação em postos de liderança. Pretendeu-se resgatar, através destes relatos, além de momentos e características importantes da história institucional, julgamentos de valor, sentimentos e percepções acerca do momento presente e do passado da organização, utilizando-se a técnica da história de vida temática. Entre os resultados, destacamos: a identificação e a análise de efeitos da expansão em caráter imediato, como alterações na estrutura organizacional, com influência direta no funcionamento e papel da gestão de pessoas. Como impactos, foram identificados, relacionados e analisados aspectos relativos à noção compartilhada da identidade e perfil da instituição, clima organizacional e qualidade de vida, planejamento e fluxos administrativos, variáveis intervenientes e a influência da nova configuração multicampi no relacionamento entre campi preexistentes e da expansão com a reitoria. Verifica-se de forma geral uma percepção de prejuízos na coordenação das ações, maior rigidez e centralização administrativa e retrocessos na participação democrática, especialmente dos campi, apesar da recomposição da estrutura física, de pessoal e dos avanços tecnológicos no controle, transparência e monitoramento de processos e atos administrativos.
Externo ao Programa - 1851499 - ANNOVA MIRIAM FERREIRA CARNEIRO
Presidente - 044.919.203-20 - SALVIANA DE MARIA PASTOR SANTOS SOUSA - UFMA