Banca de QUALIFICAÇÃO: MAELLE MEDEIROS GARRETO

DISCENTE: MAELLE MEDEIROS GARRETO
DATA: 17/06/2020
LOCAL: On-line
TÍTULO: PERCEPÇÕES DE DISCENTES SURDOS, DOCENTES E INTÉRPRETES EM RELAÇÃO AO CONTEXTO DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
PALAVRAS-CHAVES: Discentes surdos. Educação Superior. Processo ensino-aprendizagem. Educação Inclusiva.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a percepção dos discentes surdos da Universidade Federal do Maranhão, acerca do processo ensino-aprendizagem utilizadas pelos docentes, bem como se estas estão sendo eficazes e se estão contribuindo para a permanência desses discentes em seus referidos cursos. Para apreensão do objeto de estudo, inicialmente, fez-se um resgate histórico acerca da educação de surdos no mundo e no Brasil. Destacam-se, ainda, o conceito de pessoa com deficiência, as terminologias utilizadas para designar a pessoa surda, a legislação no que concerne a garantia do direito a educação de surdos. Como percurso metodológico a pesquisa baseou-se em alguns elementos do materialismo histórico-dialético, por compreender que a educação de surdos só pode ser entendida compreendendo as contradições já existentes na educação formal. A pesquisa foi de cunho exploratória, descritiva, com abordagem quanti-qualitativa. Realizou-se pesquisa de campo no âmbito da Universidade Federal do Maranhão, objetivando a apreensão dos elementos que compõem o processo ensino-aprendizagem dos discentes surdos na Educação Superior.
Presidente - 2560799 - THELMA HELENA COSTA CHAHINI
Interno - 407271 - SILVANA MARIA MOURA DA SILVA