Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEDIANE ALENCAR DA SILVA

DISCENTE: CLEDIANE ALENCAR DA SILVA
DATA: 20/07/2020
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE:qualificação profissional de alunos ludovicenses com deficiência
PALAVRAS-CHAVES: Formação continuada. Docência. Educação profissional. Deficiência
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO: A formação continuada é um dos temas mais pesquisados e debatidos, pois a demanda educacional exige novas práticas educacionais e um novo perfil docente para cada área de atuação. Porém, o modelo que ainda predomina nos meios educacionais corresponde ao clássico de formação continuada, com ênfase dada na atualização ou na reciclagem da formação inicial. Sob essa perspectiva, a formação continuada de professores deve, também, ser discutida e aprimorada nos diversos campos de atuação como o da Educação Profissional no qual o docente deve ter conhecimentos específicos para atuar nessa modalidade de ensino e, ainda, que lhe permita qualificar alunos com deficiência em cursos técnicos e profissionalizantes. A presente pesquisa, de abordagem quantitativo-qualitativa, configura-se como pesquisa de campo, descritiva e documental, teve como objetivo principal analisar como ocorre o processo de formação continuada dos docentes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial para a qualificação profissional de alunos com deficiência visual e/ou intelectual em São Luís. Participaram 4 docentes da primeira instituição e cinco da segunda, atuantes na qualificação profissional de alunos com deficiências visual e/ou intelectual em São Luís, selecionados mediante os critérios de exclusão e inclusão. Utilizaram-se como instrumentos para coleta de dados, documentos escritos oficiais, não oficiais e entrevista semiestruturada com dois blocos de perguntas. A análise destas entrevistas será realizada, a partir da análise do discurso dos docentes. As categorias temáticas serão organizadas, posteriormente, com base nos critérios semânticos previamente definidos e reunidos por classe ou grupo de elementos.
Presidente - 407271 - SILVANA MARIA MOURA DA SILVA
Interno - 2560799 - THELMA HELENA COSTA CHAHINI