Banca de DEFESA: RUANITA COSTA MACEDO

DISCENTE: RUANITA COSTA MACEDO
DATA: 30/12/2020
LOCAL: PPGE UFMA
TÍTULO: "ATITUDE INVESTIGATIVA: uma análise do espaço da pesquisa na escola básica".
PALAVRAS-CHAVES: Atitude investigativa. Pesquisa. Educação básica.
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta dissertação buscou analisar o espaço da pesquisa no contexto da escola básica, compreendendo a dinâmica da atitude investigativa na profissão docente. Para isso foi necessário interpretar as concepções de pesquisa e escola presentes no discurso das professoras, da coordenadora pedagógica e da gestora geral da escola campo, descrever as práticas pedagógicas, além de identificar as prescrições de atividades de pesquisa nos documentos orientadores da política educacional do Brasil e seus desdobramentos. O palco das primeiras discussões sobre o professor como pesquisador, que articula ensino e pesquisa no contexto da escola básica situa-se na Inglaterra, na década de 60. Movimentos semelhantes ocorreram em outras partes do mundo e, no Brasil, a iniciativa foi da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, no ano de 1992, que em parceria com a Secretaria Municipal organizaram um curso que veio dar valor acadêmico às inquietações dos/as professores/as da escola básica. Dessa forma, os estudos acerca da atitude investigativa são relevantes, pois revelam o sentido que o/a professor/a atribui a sua própria prática nos diversos contextos e possibilidades das práticas pedagógicas. Trata-se de uma postura com sentido, na vivência do profissional com compromisso político e que tem na pesquisa a construção e desconstrução de sua própria prática pedagógica ao longo do processo de construção do conhecimento profissional docente. Autores/as brasileiros como Demo (2004, 2011), Pereira (2008), Arroyo (2003), Franco (2012) e André (2010) são alguns dos principais que fundamentam as análises ao longo do trabalho, no âmbito internacional encontram-se estudiosos como Alarcão (2000) e Beillerot (2012). Os referenciais teóricos mencionados investigam acerca da pesquisa, formação, prática pedagógica e o direito a educação para sustentar as discussões do estudo. Esta pesquisa foi respaldada também na pesquisa documental com a análise da LDBEN (1996), do PNE (2014), do PEE (2014) do Estado do Maranhão e do PME (2015) de São Luís, das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia (2006) e para a Educação Básica (2010), dos PCN (1997) e do PPP (2007) da escola campo que tem como diferencial um dos resultados mais elevados do IDEB da capital. A pesquisa contou com a participação de nove sujeitos, atuando nas funções de docência, coordenação e direção geral da escola campo, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada e uma adaptação da pesquisa de abordagem qualitativa proposta por Bicudo (2011) como técnica de análise dos dados. Constatou-se que o espaço da pesquisa na escola básica situa-se na estrutura física da instituição e na prática pedagógica dos sujeitos que constroem a escola diariamente. O primeiro aspecto refere-se ao lugar próprio de construção do conhecimento como a sala de aula e a biblioteca e na prática pedagógica destaca-se a elaboração do PPP, os planos de ensino, bem como os momentos formativos.
Externo à Instituição - DOLORES CRISTINA SOUSA - UEMA
Presidente - 405964 - MARIA ALICE MELO