Banca de DEFESA: ISABEL CRISTINA COSTA FREIRE

DISCENTE: ISABEL CRISTINA COSTA FREIRE
DATA: 31/07/2020
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: AS MULHERES ATENAS MARANHENSES: Memórias das primeiras professoras do Departamento de Filosofia da UFMA.
PALAVRAS-CHAVES: Mulher na Filosofia. Memória. Docência. Gênero
ÁREA: Educação
RESUMO: MULHERES ATENAS MARANHENSES: Memórias das primeiras professoras do Departamento de Filosofia da UFMA visa analisar a atuação e a contribuição das primeiras professoras do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão neste espaço, por meio de suas narrativas, destacando seu protagonismo e possíveis contribuições para a referida Instituição de Ensino Superior. Tem como objetivos específicos: revelar o percurso das mulheres na História da Filosofia, bem como os discursos reproduzidos sobre elas; reconhecer a presença e a participação da mulher no Ensino Superior brasileiro, com destaque para o Curso de Filosofia da UFMA; identificar a presença feminina no corpo docente do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão, no ano de sua criação, 1979, buscando compreender como se configurou este ingresso; e, evidenciar a atuação e os desafios vivenciados pelas primeiras mulheres professoras do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão nestes espaços, por meio de suas narrativas, destacando seu protagonismo e as suas contribuições para a referida Instituição de Ensino Superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e de campo em que foi aplicada entrevista semiestruturada com seis docentes registrando a História Oral de sua atuação no exercício de magistério. O estudo revela a presença e atuação das mulheres na Filosofia, ao longo da história, bem como das primeiras professoras do Departamento de Filosofia da UFMA. Evidencia compreensões diferenciadas dessas docentes quanto à condição de ser mulher no exercício da profissão, em um espaço majoritariamente masculino. Mesmo havendo diferenças nas vozes epistêmicas, devido suas origens sociais e razões para a escolha da profissão, destaca-se o protagonismo dessas mulheres, em suas atuações no Departamento de Filosofia e no âmbito da UFMA, como gestoras, chefes, subchefes, coordenadoras, conselheiras e docentes. Soma-se às produções acadêmicas que visam dar visibilidade à mulher profissional de Filosofia no cenário educacional, particularmente na educação maranhense, possibilitando um entendimento melhor sobre a contribuição feminina para a Filosofia, cujos registros são majoritariamente androcêntricos.
Presidente - 407568 - IRAN DE MARIA LEITAO NUNES
Interno - 2153937 - FRANCISCA DAS CHAGAS SILVA LIMA