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Banca de DEFESA: CLAUDIA DE OLIVEIRA VALE

2020-08-22 18:44:01.286

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIA DE OLIVEIRA VALE
DATA: 24/08/2020
HORA: 15:00
LOCAL: google met
TÍTULO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE SÃO LUÍS -MA NO PERÍODO DE 2016*2019"
PALAVRAS-CHAVES: Atendimento Educacional Especializado. Formação continuada de Professores. Sala de Recurso Multifuncional.
PÁGINAS: 174
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO: Este trabalho versa sobre a Formação continuada de professores do Atendimento Educacional Especializado- AEE, nas escolas de Educação Básica, da Rede pública estadual de ensino, em São Luís, MA, no período de 2016 a 2019. Identificar quais as formações continuadas dos professores das SRM, do AEE da Rede Estadual de Ensino de São Luís; busca conhecer os conteúdos abordados nas formações continuadas, oferecidas pela Assessoria de Educação Especial – AEESP, de forma a contribuir para a prática pedagógica nas SRM. Aborda a Educação Especial, desde os espaços segregados em Institutos, escolas ou clínicas que atendiam as pessoas com deficiência, até a implantação das Salas de Recurso Multifuncional. Faz o levantamento sobre as produções acadêmicas, em âmbito de mestrado e doutorado nos últimos cinco anos no país. Apresenta as análises dos dados e focaliza a formação continuada de professores para o atendimento educacional especializado, embasado na teoria do professor reflexivo, e para tanto busca autores renomados tanto no Brasil como no exterior. Traz discussões sobre o perfil de formação inicial dos professores em estudo, com base em documentos normativos como as Diretrizes Curriculares Nacionais. Enfatizamos os procedimentos metodológicos desta pesquisa, com base em uma pesquisa de campo, pautada em uma abordagem qualitativa; utiliza para coleta de dados entrevistas semiestruturada, cujos resultados mostram que a Assessoria de Educação Especial, de fato, ministra as formações continuadas aos professores do AEE desde o ano de 2016. Para auxiliar nas discussões sobre os dados encontrados e durante toda a construção da fundamentação teórica, este trabalho contou com as obras de Alarcão (2005; 2011); Carvalho, (2010, 2015); Costa (2011, 2012), Dourado (2015), Freire (2014), Imbérnon ( 211), Lakatos ( 2003), Libâneo ( 2012), Mantoan, (2006) Mazzota ( 2005), Pérez (1992), Pimenta (2014), Saviani (2009), Shön ( 1992) Zimmermann ( 2018), dentre outros.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 407631 - MARIZA BORGES WALL BARBOSA DE CARVALHO
Interno - 2152257 - EDINOLIA LIMA PORTELA
Interno - 012.392.873-72 - ILMA VIEIRA DO NASCIMENTO - UFMA
Externo ao Programa - 2378502 - HILCE AGUIAR MELO

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