Banca de DEFESA: JOICE FERNANDA PINHEIRO

DISCENTE: JOICE FERNANDA PINHEIRO
DATA: 09/09/2020
LOCAL: PPGE UFMA
TÍTULO: INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: concepções de professores da Universidade Federal do Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: Inclusão. Concepção. Docência. Deficiência Visual. Educação Superior.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO: A inclusão de pessoas com deficiência na Educação Superior tem gerado discussões acerca da efetividade de políticas públicas, que possibilitem o acesso e a permanência destes nos diversos cursos oferecidos pelas universidades públicas. A inclusão educacional se fundamenta em uma concepção de direitos e valores humanos, a qual agrega inúmeras possibilidades para as pessoas com deficiência, envolvendo, em especial, o acesso e a permanência no âmbito educacional com equidade, englobando, também, a Educação Superior. O presente estudo teve como objetivo geral analisar as concepções dos professores em relação a inclusão de alunos com deficiência visual na Universidade Federal do Maranhão. Optou-se pelo método fenomenológico, abordagem quanti-qualitativa, pesquisa documental, descritiva e de campo. Participaram desta pesquisa 16 professores de alunos com deficiência visual, matriculados no ano letivo de 2019 e frequentadores de cursos da referida universidade, localizados no Centro de Ciências Sociais, campus Dom Delgado. Na coleta de dados foram utilizados documentos escritos, oficiais, fontes estatísticas e entrevista semiestruturada. A análise das entrevistas foi mediante a seleção do discurso na linguagem de cada participante, sendo realizada uma análise fenomenológica (redução eidética) em unidades significativas nas descrições. Pontua-se que as concepções dos professores em relação à inclusão do aluno com deficiência visual na referida universidade contemplaram o direito ao acesso garantido desse aluno por meio do sistema de cotas, a acessibilidade plena desde o ingresso do mesmo até sua permanência e a garantia para desenvolver as suas habilidades pelo potencial cognitivo desse aluno. Conclui, às luzes das concepções expostas pelos professores, que apesar das ações desenvolvidas e dos serviços oferecidos, a necessidade de adequação em relação às acessibilidades arquitetônica, pedagógica e comunicacional para a efetivação da inclusão de alunos com deficiência visual na Universidade Federal do Maranhão.
Externo à Instituição - IVONE DAS DORES DE JESUS - UEMA
Externo ao Programa - 2416039 - LIVIA DA CONCEICAO COSTA ZAQUEU