Banca de DEFESA: SIMONE CRISTINA SILVA SIMÕES

DISCENTE: SIMONE CRISTINA SILVA SIMÕES
DATA: 25/09/2020
LOCAL: https://meet.google.com/fev-qsax-kik
TÍTULO: CONCEPÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO CURSO DE PEDAGOGIA UFMA/CODÓ: criando espirais de conhecimento com o olhar discente.
PALAVRAS-CHAVES: Gênero. Sexualidade. Formação Docente. Pedagogia. Universidade Federal do Maranhão. Codó.
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa apresenta uma cartografia, entendida sob os pressupostos dos estudos de Deleuze e Guatarri, das concepções de gênero e sexualidade na formação de professoras e professores do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus de Codó. Objetiva analisar as concepções de gênero e sexualidade, presentes no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus VII – Codó/MA, no período de 2015 a 2019, sob a ótica das (os) discentes egressas (os), e suas possíveis contribuições na formação docente da região dos cocais. Para tal, alinha-se às teorizações do campo da pós-crítica com inspiração, principalmente, nos estudos decoloniais a fim de: 1)identificar as concepções de gênero e de sexualidade presentes no Projeto Pedagógico do Curso em Pedagogia (PPC) da UFMA, Campus VII – Codó/MA, tendo por base a reformulação curricular de 2018; 2)identificar concepções de gênero e sexualidade nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) defendidos pela primeira turma, após reativação do curso, que foi realizada no período de 2015 a 2019, pelo Curso de Licenciatura em Pedagogia (UFMA/Codó); 3)analisar as concepções de gênero e sexualidade, produzidas pelos (os) discentes recém-formados na turma concluinte em 2019, por intermédio da realização de Oficina Pedagógica; 4)compreender as possíveis contribuições da presença dos estudos de gênero e sexualidade, assim como os possíveis enredos gerados pela falta destes na formação, espirais de atuação profissional na Educação Básica. Metodologicamente tem como procedimentos: análise documental do Projeto Político Pedagógico e das monografias associadas ao objeto de pesquisa; a realização de Oficina Pedagógica, visando a produção coletiva de conteúdos, que constituem uma cartografia, e, são analisados com o auxílio de Bardin (2011) e da Sociopoética de Gauthier (2005). Em conclusão, a pesquisa contribui em novos subsídios acerca da formação de professoras e professores das séries iniciais na perspectiva de fomentar discussões e trabalhos que promovam o entendimento das discussões sobre gênero e sexualidade nos espaços de formação.
Presidente - 3556517 - RAIMUNDA NONATA DA SILVA MACHADO
Interno - 001.370.063-49 - DIOMAR DAS GRACAS MOTTA - UFMA