Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

PAULO FREIRE 99 ANOS: Sempre presente.

2020-09-19 14:08:58.983

 

Paulo Freire é um educador investigador da realidade vivida, conectada ao movimento histórico mundial. Ele se incomoda, contesta e resiste contra as injustiças sociais que desumanizam as pessoas, transformando-as em objeto manipulável. Interpretações distorcidas têm empobrecido o pensamento pedagógico de Freire sobre formação humana, reduzindo-o a um método de alfabetização de adultos. Ele sistematizou uma teoria pedagógica e não apenas um método de alfabetização. Esta teoria pedagógica é histórica que se atualiza e amplia-se no diálogo com outros pensadores acadêmicos e populares em contextos específicos e tempos diferenciados e dinâmicos vividos.

A Pedagogia de Freire enfatiza o reconhecimento do sujeito como ser histórico, como um ser em desenvolvimento permanente e tendo possibilidades nesse processo de vir-a-ser na ação refletida, organizada e coletiva, impulsionada por uma utopia. Segundo Ele, um ser histórico é um ser esperançoso, mobiliza-se tendo como referência um projeto utópico, um sujeito que está sendo e se fazendo na ação transformadora do Eu, do Outro e do Mundo.

Por estimular e provocar a esperança em um povo reprimido, Paulo Freire foi silenciado no Brasil, mas sua voz foi ouvida em vários países no mundo e seus escritos romperam fronteiras nacionais. Paulo Freire continua presente e muito vivo com suas ideias pedagógicas no mundo e, especialmente, na memória de brasileiros.

Paulo Freire é um educador grandioso, não só pela sua teoria pedagógica, construída no diálogo com a história da sua existência no mundo na relação com outros, e com vários campos científicos (Antropologia, Psicologia, Sociologia, Política, História e outras áreas culturais), mas também pelo reconhecimento do seu inacabamento e da necessidade de práxis transformadoras.  Ele é um educador investigador que estimula a pensar agindo, revestindo-se de simplicidade, humildade e acreditando em possibilidades na direção de projetos sociais mais humanos (ou seja, utopia que orienta a ação). Humildemente, Ele admite o questionamento e a recriação do seu pensamento, a continuidade do diálogo desse pensamento por outros, enfim não é pensamento acabado, está sendo e fazendo história.

O texto traz o pensamento de Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, sempre presente, por entender que Ele está sempre mais vivo.

Parabéns, Paulo Freire por sua teoria pedagógica! Parabéns, Nordeste e Brasil pela existência de Paulo Freire, um grande presente para o mundo.

(Profa. Dra. Lucinete Marques Lima – Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação/UFMA - 2020).

fim do conteúdo