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Banca de DEFESA: CLAUDIO MAGNO PEREIRA FARIAS

2020-10-27 07:35:50.25

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIO MAGNO PEREIRA FARIAS
DATA: 29/10/2020
HORA: 14:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: A CULTURA ADMINISTRATIVA E A SUA INFLUÊNCIA NA INSTRUÇÃO PÚBLICA PRIMÁRIA NO MARANHÃO IMPÉRIO (1843-1870): entre atos e fatos administrativos
PALAVRAS-CHAVES: Cultura administrativa. Atos Administrativos. Instrução Pública Primária. Maranhão oitocentista
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Um conjunto de valores contextualizados de forma recorrente na maneira de administrar de uma determinada sociedade integra o que pode ser definido como a sua cultura administrativa. Esse conceito identifica como algumas regras de interpretação da realidade, que instruem a vida social como um todo, são relacionadas e hierarquizadas no interior das mais diversas instituições segundo a intervenção da gestão que recebem. Analisa-se e compreende-se a natureza dos atos administrativos referentes à instrução pública primária maranhense registrados nos discursos e relatórios dos Inspetores e dos Presidentes de Província no período de 1843 a 1870, no intuito de entender em que medida estes atos administrativos oriundos dos registros que foram apresentados à Assembleia Provincial como cultura administrativa estabelecida contribuíram na constituição do ensino público primário no Maranhão no período, examinando-se para isso os problemas evidenciados pelas diversas gestões na Instrução Pública Primária, compreendendo-se a sua natureza e verificando-se os problemas e as propostas referentes a este ensino público primário; relatórios que constituem uma peça política carregada de intencionalidades e que apresentam um posicionamento oficial, embora tenham assim certas limitações que mesmo assim não desmerece a riqueza dos dados. Utiliza-se os pressupostos teórico-metodológicos da História Cultural, que auxiliam nesta pesquisa de cunho bibliográfico e documental, para o entendimento da relação estabelecida entre as ações e estratégias impostas pelos governantes com respeito ao ensino publico primário e as representações que a sociedade fez dessas ações que correspondem à escolhas de táticas adotadas. Conclui-se que, apesar das inúmeras dificuldades enfrentadas no ensino público primário, mesmo assim se percebe um progressivo aumento tanto do número de estudantes, quanto da oferta de aulas, identificando-se nos gestores vários apelos por melhores condições e atos administrativos para tentar garantir uma mínima condição para o funcionamento das aulas; embora os regulamentos apresentem uma aparente contradição quanto à visão cultural da profissão docente, na medida em que ao mesmo tempo em que era vista como essencial, as falas constantemente retratam certo descaso com a categoria e, consequentemente, um grande desinteresse de se ingressar na carreira; período que se caracterizou por muitas iniciativas para o desenvolvimento da instrução pública primária, mas poucas ações efetivas.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1207444 - ACILDO LEITE DA SILVA
Interno - 407369 - CESAR AUGUSTO CASTRO
Interno - 2153937 - FRANCISCA DAS CHAGAS SILVA LIMA
Presidente - 1781306 - SAMUEL LUIS VELAZQUEZ CASTELLANOS

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