Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: LEIDY MORGANA DE SOUSA AGAPTO

2020-11-27 09:36:03.328

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEIDY MORGANA DE SOUSA AGAPTO
DATA: 27/11/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Google Meets
TÍTULO: ISSO JÁ NÃO É MAIS UM CONTO DE FADAS: estereótipos femininos na literatura infantil
PALAVRAS-CHAVES: Literatura Infantil, Estereótipos femininos, Gênero e Educação.
PÁGINAS: 61
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO: Esta pesquisa vincula-se ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Mulher e Relações de Gênero (GEMGE) e visa analisar as identidades de gênero apresentadas em livros infantis atuais, utilizando como categoria feminilidades, evidenciando se houveram alterações quanto aos estereótipos femininos apresentados pela literatura infantil. E tem como objetivos específicos: Destacar os marcos fundantes da Literatura Infantil no Ocidente, no Brasil e no Maranhão; resgatar a construção histórica das relações de gênero e a discussão sobre gênero para as pessoas e para as “coisas”; compreender as Feminilidades ao longo da história e em diferentes abordagens; estabelecer a relação entre gênero e Literatura Infantil a partir de produções acadêmicas sobre a temática; identificar os estereótipos femininos existentes em histórias infantis; evidenciar a imagem feminina na literatura infantil contemporânea, a partir dos livros selecionados; e, comparar as características do feminino apresentado nas histórias infantis da atualidade com os estereótipos existentes na literatura infantil tradicional. A pesquisa tem abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, a partir de livros infantis online, que são fornecidos como literatura e utilizados em sala de aula com os alunos das escolas do município de Davinópolis-Ma, por meio dos sites: Blog Companhia das Letras, Bamboleio e Kidsbook Itaú Crianças. O estudo tem o aporte teórico em autoras Judith Butler, Simone de Beauvoir, Guacira Louro, quanto às questões de gênero; Ligia Cademartori, Nelly Novaes Coelho e Regina Zilberman, sobre a história da literatura; e Marisa Lajolo e Regina Zilberman, Ligia Cadermatori e Nelly Novaes Coelho quanto à Literatura. O trabalho foi estruturado com quatro seções: a introdução com os elementos que a compõe em um trabalho dissertativo. Em seguida, na seção dois, intitulada “Literatura infantil e suas origens” apresentamos um breve histórico da literatura infantil no cenário internacional, nacional e local, destacando os marcos fundantes dessa modalidade literária no Ocidente, no Brasil e no Maranhão. Na seção três, denominada “Gênero, uma construção histórica e cultural” buscamos resgatar a construção histórica das relações de gênero e trazemos a discussão sobre gênero para as pessoas e para as “coisas”. Dando sequência, buscamos compreender as Feminilidades ao longo da história e em diferentes abordagens; e, finalizamos trazendo a relação entre gênero e Literatura Infantil a partir das produções acadêmicas sobre a temática. Na seção quatro, em construção, faremos o registro dos achados na pesquisa dos sites escolhidos e a análise de discurso, na perspectiva de Pêcheux (1969), conforme já mencionado.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 407568 - IRAN DE MARIA LEITAO NUNES
Interno - 001.370.063-49 - DIOMAR DAS GRACAS MOTTA - UFMA
Interno - 3556517 - RAIMUNDA NONATA DA SILVA MACHADO
Externo ao Programa - 2336964 - JOELMA REIS CORREIA

fim do conteúdo