Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREIA MONTEIRO CARVALHO

DISCENTE: ANDREIA MONTEIRO CARVALHO
DATA: 06/01/2021
LOCAL: Google Mett
TÍTULO: O UNIFORME DOS ESTUDANTES: a costura escolar do Liceu nos recortes da imprensa maranhense (1894-1909)
PALAVRAS-CHAVES: História da Educação. Uniforme escolar. Liceu Maranhense. Primeira República.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: Este estudo investiga a representação do uniforme escolar a partir das problemáticas sociais que emergiram durante o processo de implantação da obrigatoriedade do uso no Liceu Maranhense tendo como base as publicações dos jornais Diário do Maranhão e Pacotilha de 1894 a 1909. É produto do Núcleo de Estudos em História da Documentação e das Práticas Leitoras – NEDHEL, associado à linha História, Políticas Educacionais, Trabalho e Formação Humana do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão. Tem como objetivo geral compreender as diferentes formas de representação da obrigatoriedade do uniforme escolar no Liceu Maranhense inscritas nesses jornais focalizando-se nos processos de produção, indicação, aprovação e uso. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e documental, utilizando autores que abordam o ensino secundário no Brasil: Batista (2013); Pinto (2015); Rota (2020) e no Maranhão Ribeiro (2006); Furtado (2016); e autores que trabalham especificamente com a uniformização: Lonza (2005); Andrade (2011); Ribeiro; Silva (2012), Silveira (2016); Mallman (2015). Além de documentos oficiais como Relatórios e Mensagens dos Presidentes de Província, governadores e vice governadores; Relatórios dos Inspetores da Instrução Pública; Leis e decretos sobre a instrução pública republicana; Regulamentos do Liceu Maranhense, que assim como a imprensa, são tratados e analisados por intermédio da contribuição das obras de Barros (2019; 2017), Pesavento (2012) e Pinski (2008). Apoia-se na abordagem teórico metodológica da Nova História Cultural que, a partir do que consta em Chartier (1992; 1991; 1988); Hunt (1992); Barros (2003); Castro; Castellanos e Felgueiras (2012); Nunes e Carvalho (2005) e outros autores, prevê o estudo da história dos objetos na sua materialidade, a história das práticas nas suas diferenças e, por último, a história dos dispositivos sociais, conceituais e psíquicos. Esses três eixos de análise direcionam o olhar do pesquisador para uma perspectiva que engloba as representações, as práticas e a apropriação dos sujeitos que vivenciaram o andamento da educação durante a Primeira República Maranhense. Espera contribuir para a História da Educação ao somar à discussão nacional peculiaridades do desenvolvimento do ensino secundário a partir da imprensa local.
Interno - 2153937 - FRANCISCA DAS CHAGAS SILVA LIMA
Presidente - 1781306 - SAMUEL LUIS VELAZQUEZ CASTELLANOS