Banca de DEFESA: CLEDIANE ALENCAR DA SILVA

DISCENTE: CLEDIANE ALENCAR DA SILVA
DATA: 05/03/2021
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE:qualificação profissional de alunos ludovicenses com deficiência
PALAVRAS-CHAVES: Formação continuada. Docência. Educação profissional. Deficiência
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO: A formação continuada é um dos temas mais pesquisados e debatidos, pois a demanda educacional exige novas práticas educacionais e um novo perfil docente para cada área de atuação. Porém, o modelo predominante nos meios educacionais corresponde ao clássico de formação continuada, baseado na atualização ou na reciclagem da formação inicial. Sob essa perspectiva, a formação continuada docente deve, também, ser discutida e aprimorada nos diversos campos de atuação como o da Educação Profissional, no qual o docente deve ter conhecimentos específicos para atuar nessa modalidade de ensino e, ainda, que lhe permita qualificar alunos com deficiência em cursos técnicos e profissionalizantes. Configurou-se como pesquisa de campo, descritiva e documental, de abordagem quantitativo-qualitativa, cujo objetivo principal foi analisar como ocorria o processo de formação continuada dos docentes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial para a qualificação profissional de alunos com deficiência visual e/ou intelectual em São Luís. Participaram 4 docentes da primeira instituição e 5 da segunda, todos do sexo masculino, média de idade de 41 anos. Utilizaram-se documentos escritos oficiais e não oficiais, entrevista semiestruturada com dois blocos de perguntas. Em relação à formação continuada docente, constatou-se que alguns não souberam responder como a mesma ocorria, outros afirmaram ser periodicamente, na forma presencial e EaD, sendo que, os conhecimentos adquiridos os ajudaram na qualificação dos alunos com deficiência. Concluiu-se que, apesar de as duas instituições pesquisadas oferecerem formação continuada aos seus docentes, a mesma não contemplava seus anseios e dificuldades do cotidiano da sala de aula ao trabalharem com a diversidade humana, pela falta de uma formação mais específica para a inclusão de pessoas com deficiência visual e/ou intelectual, sobretudo, no mercado de trabalho, assim como carência de conhecimentos que dialoguem e sejam contextualizados com a realidade da educação profissional.
Presidente - 407271 - SILVANA MARIA MOURA DA SILVA
Interno - 2560799 - THELMA HELENA COSTA CHAHINI