Banca de DEFESA: JOSEANA COSTA LEMOS

2021-06-28 09:32:22.25

BANCA de DEFESA de MESTRADO :

DISCENTE: JOSEANA COSTA LEMOS
DATA: 16/07/2021
LOCAL: On-line
TÍTULO: INCLUSÃO DOS SERVIDORES COM DEFICIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO DO CAMPUS DE SÃO LUÍS: desafios e possibilidades
PALAVRAS-CHAVES: Servidor com deficiência. Mercado de trabalho formal. Acessibilidade plena. Inclusão profissional.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial

RESUMO: A pesquisa versa sobre a temática da inclusão de servidores com deficiência na Universidade Federal do Maranhão. Para a discussão do tema, partiu-se da digressão histórica sobre a construção dos direitos das pessoas com deficiência que lutam pela aplicabilidade de direitos fundamentais, os quais compõem a dignidade humana. A legislação que trata dos direitos das pessoas com deficiência está posta, mas a luta por sua efetivação é incessante, pois a sociedade ainda se encontra engessada por barreiras na acessibilidade plena e nas atitudes. Partindo dessa premissa, buscou-se responder o seguinte questionamento: Como vem ocorrendo o processo de inclusão dos servidores com deficiência na Universidade Federal do Maranhão, Campus São Luís? Visando responder ao Problema elencado e mediante a hipótese levantada – de que apesar de todo aparato legal que assegura a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal, ainda existem barreiras estruturais e atitudinais que não permitem que a inclusão dos servidores com deficiência na universidade ocorra no seu sentido real –, o objetivo principal deste estudo corresponde a analisar o processo de inclusão dos servidores com deficiência na Universidade Federal do Maranhão, Campus São Luís. Para o alcance do objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa. Os participantes foram 33 pessoas, sendo 20 servidores com deficiência e 13 gestores que trabalham diretamente com os referidos servidores na instituição pesquisada. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelam que embora a política de reserva de vagas em concurso público para pessoas com deficiência seja observada na Universidade, conforme determinação legal, ainda há necessidade de uma política de inclusão institucional que vislumbre a extinção do paradigma da integração e trace medidas com promoção de espaço acessível para que os servidores com deficiência desenvolvam suas atividades laborais com segurança, equidade e autonomia. As melhorias apontadas pelos participantes desta pesquisa em relação ao ambiente profissional inclusivo possibilitarão o desenvolvimento de ações afirmativas que reconheçam e respeitem o lema, “Nada sobre nós sem nós” bem como respondam à necessidade de um ambiente laboral livre de barreiras arquitetônicas e atitudinais aos servidores com deficiência da Universidade Federal do Maranhão.

Presidente - 2560799 - THELMA HELENA COSTA CHAHINI
Interno - 2770338 - DELCINEIDE MARIA FERREIRA SEGADILHA