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Banca de DEFESA: MAELLE MEDEIROS GARRETO

2021-10-20 16:50:21.983

BANCA DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO:


DISCENTE: MAELLE MEDEIROS GARRETO
DATA: 25/10/2021
HORA: 15:00
LOCAL: On-line
TÍTULO: PERCEPÇÕES DE DISCENTES SURDOS EM RELAÇÃO AO CONTEXTO DA INCLUSÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO.
PALAVRAS-CHAVES: Discentes Surdos. Educação Superior. Processo Ensino Aprendizagem. Educação Inclusiva.
PÁGINAS: 137
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO: A inclusão de discentes surdos na educação superior está amparada na Lei nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência) e na Lei nº 13.409/2016 (Lei de Cotas), que passam a garantir o acesso de pessoas com deficiência nas Universidades. O Decreto nº 5.626/05 afirma que a educação de surdos nas instituições federais deve promover o acesso à comunicação e à informação, garantindo-lhes uma educação emancipatória. Nesse contexto, este estudo tem por objetivo primário conhecer as percepções dos discentes surdos da Universidade Federal do Maranhão acerca do processo ensino-aprendizagem no contexto da Educação Inclusiva. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa, com oito discentes surdos matriculados, respectivamente, entre os 3º e 8º períodos nos Cursos de Letras-LIBRAS, Ciências Contábeis, Design, Teatro, Pedagogia e Farmácia. Dentre esses, quatro pertencem ao gênero feminino (1 trans) e quatro ao gênero masculino, com faixa etária entre 23 a 35 anos de idade. Os dados foram coletados remotamente (via Google Meet) – em razão do contexto de pandemia causado pela Covid-19, que ocasionou a necessidade de distanciamento físico, e porque a Universidade Federal do Maranhão adotou a modalidade de ensino remoto emergencial –, mediante entrevistas semiestruturadas por um roteiro contendo 16 perguntas relacionadas ao objeto investigado. Os achados da pesquisa evidenciam que os universitários surdos participantes do estudo sentem dificuldades na apreensão dos conhecimentos por consequência de más condições de escolarização no decorrer da educação básica e da não operacionalização da educação inclusiva; carência de docentes com qualificação na educação especial; carência de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na Universidade; carência de metodologias inclusivas e de recursos didático-pedagógicos especificamente voltados aos discentes com surdez; carência de docentes que saibam se comunicar por meio da LIBRAS; carência de acessibilidade na informação e na comunicação. Sendo assim, o presente estudo descortina os bastidores do processo ensino-aprendizagem por meio da voz dos protagonistas no cenário da educação especial: os discentes surdos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2560799 - THELMA HELENA COSTA CHAHINI
Interno - 2770338 - DELCINEIDE MARIA FERREIRA SEGADILHA
Interno - 407271 - SILVANA MARIA MOURA DA SILVA
Externo à Instituição - MARIA DA PIEDADE RESENDE DA COSTA - UFSCAR

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