Banca de DEFESA: SIMONE COSTA MIRANDA ARAÚJO

DISCENTE: SIMONE COSTA MIRANDA ARAÚJO
DATA: 14/12/2021
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: investigando a Jornada de Alfabetização Sim, eu Posso- Circulo de Cultura no município de Newton Bello - MA
PALAVRAS-CHAVES: Processo de Alfabetização de Jovens e Adultos;Direito a Alfabetização; Repercussão de Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos
RESUMO: O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa que discute a Alfabetização de Jovens e Adultos desenvolvida na primeira fase da Jornada de Alfabetização do Maranhão: “Sim, eu Posso!” - Círculo de Cultura, realizada no Município de Governador Newton Bello - MA. Tem como objetivo geral analisar o processo de alfabetização dos educandos da Jornada “Sim, eu Posso!” - Círculo de Cultura no Município de Governador Newton Bello, considerando as contribuições dos Alfabetizadores e Coordenadores de Turma. Compreende a Jornada de Alfabetização, como uma das treze ações emergidas do Programa Escola Digna - oriundo do Plano de Ação Mais IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), organizado no ano de 2015, pelo governo do Maranhão, com o objetivo de elevar o IDH dos municípios mais carentes do Estado. A Jornada “Sim, eu Posso!” - Círculo de Cultura, objetiva alfabetizar, elevar o emprego e a renda e proporcionar acesso ao mundo digital, para os jovens e adultos residentes nos municípios de menor IDH do Estado do Maranhão. Contudo, o recorte do estudo se refere ao eixo “alfabetização”. Consideramos para fins de análise as proposições e finalidades da Jornada referente à alfabetização, expressas nos documentos que a direcionam e o posicionamento dos coordenadores e alfabetizadores. A pesquisa é fundamentada à luz do pensamento de Arroyo (2011), Freire (1996; 2011), Soares (1999), Feitosa (2020), Brandão (2006), Díaz (2005), Di Pierro (2000; 2005) e documentos como Leis (nº 9.394, de 20/12/96; nº 13.005, de 25/06/14; nº 10.099, de 11/06/14, Lei 10.172, de 9/01/01), Resolução nº 02/2011 - CEE/MA; Decreto n° 30.612, de 02/01/15 e Parecer CEB nº 11/2000 que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como o Plano de Ação Mais IDH, Plano Nacional de Educação (PNE) e Plano Estadual de Educação (PEE 2013-2023), além de dados do Censo Escolar (2010). A condução metodológica é referenciada por Laurence Bardin (2011) e outros autores que caminham pela perspectiva da análise de conteúdo utilizada para análise e interpretação dos resultados. Considerando o contexto de excepcionalidade provocado pela pandemia da Covid-19, o contato com os sujeitos foi realizado de forma remota, com a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), mantendo nesses momentos o sistema de gravação. Os sujeitos da pesquisa contam em número de 03 Coordenadores e 08 Alfabetizadores que participaram do desenvolvimento da Jornada e dos processos de alfabetização dos educandos do Município lócus da pesquisa. Utilizamos como instrumental de pesquisa a entrevista semiaberta, contendo indagações que versaram sobre questões que se alinham com o nosso objetivo de pesquisa, tais como: o entendimento da Jornada desde a implantação; o desenvolvimento do seu papel (coordenador e alfabetizador) nas atividades da Jornada e a avaliação que fazem dos resultados da Jornada. Os resultados do estudo revelam que embora o Relatório Oficial de Avaliação da Jornada, realizado por órgão públicos estaduais, indique que 873 educandos foram alfabetizados, houve variação na apropriação da alfabetização, sendo que nem todos os educandos conseguiram responder as expectativas exigidas expressar nos documentos orientadores, no entanto, entendemos que essa questão não invalidade o alcance da alfabetização dos educandos. Ademais o processo de implantação e organização, bem como o desenvolvimento da Jornada no município, se caracterizaram como profícuos momentos políticos pedagógicos, para todos os envolvidos. Pelo exposto, podemos inferir que no computo geral a Jornada de Alfabetização “Sim, eu Posso!” - Círculo de Cultura desenvolvida no Município de Governador Newton Bello, embora com entraves e desafios, contemplou os propósitos referente a “alfabetização”, bem como, mudança de mentalidade aos educadores, coordenadores e demais envolvidos em seu incremento.
Presidente - 2152257 - EDINOLIA LIMA PORTELA
Interno - 012.392.873-72 - ILMA VIEIRA DO NASCIMENTO - UFMA