Banca de DEFESA: CARLA IVANA AMORIM DA SILVA

DATA: 21/12/2021
LOCAL: PPGE/ de Forma Remota
TÍTULO: PROFESSORES QUE ATUAM NA EJA: entre a formação e a prática docente
PALAVRAS-CHAVES: Formação de professores; Prática docente; Educação de Jovens e Adultos
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO: Esta pesquisa refere-se à formação de professores que atuam na EJA e as implicações dessa formação na prática desses docentes. Vincula-se ao grupo de pesquisa “Escola, Currículo e Formação Docente” da Universidade Federal do Maranhão e tem como objetivo geral analisar a formação de professores que atuam na EJA na Rede Municipal de Educação de São Luís e as implicações para a prática docente. Na realização da pesquisa, adotou-se a abordagem qualitativa, com a utilização de instrumentos e técnicas da pesquisa bibliográfica e documental, entrevista semiestruturada e questionário. A abordagem qualitativa possibilita trabalhar com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis. Favoreceu a análise e interpretação dos dados coletados, levando em consideração as categorias tratadas nesta pesquisa e as subcategorias advindas do próprio objeto pesquisado. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal de educação de São Luís e contou com quatro sujeitos: três professoras, e uma coordenadora pedagógica da equipe gestora. Entre autores que nos fundamentaram, destacam-se: Paulo Freire(1987, 1995, 1996, 2006 ); Vanilda Paiva(1987 ); Bernardete Gatti ( 2019) ; Demerval Saviani (2008, 2009); Claudia Borges Costa e Maria Margarida Machado (2010); Miguel G. Arroyo(2006); Júlio Diniz-Pereira(2001); Maurice Tardif(2005); Selma Garrido Pimenta(1997, 2017); Silvio Sánchez Gamboa (1998 ) Minayo (1994), entre outros. Os resultados da pesquisa apontaram a necessidade da oferta de formação específica sobre EJA para os docentes que atuam nessa modalidade de ensino, bem como a necessidade da Secretaria Municipal de Educação estabelecer critérios de ingresso dos professores na rede de ensino, que levem em conta a formação dos docentes, sustentada em fundamentos teóricos e práticos, a fim de garantir uma atuação coerente com um projeto de formação humana voltado para esse segmento. Quanto aos docentes que já estão atuando na EJA, as ações de formação continuada devem ser pautadas nas necessidades apresentadas pelos professores, de forma que contribua significativamente para a prática docente.
Presidente - 271767 - LELIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES
Interno - 2152257 - EDINOLIA LIMA PORTELA