Banca de DEFESA: MATEUS DE ARAUJO SOUZA

DISCENTE: MATEUS DE ARAUJO SOUZA
DATA: 19/01/2022
LOCAL: PPGE/GOOGLE MEET
TÍTULO: A CULTURA MATERIAL ESCOLAR NO LYCEU MARANHENSE (1838-1889)
PALAVRAS-CHAVES: Lyceu Maranhense. Cultura Material Escolar. Instrução secundária.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: Este trabalho vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA na linha de pesquisa História, Políticas Educacionais, Trabalho e Formação Humana. O objeto deste estudo é cultura material escolar do Lyceu Maranhense no Oitocentos, concebida como um conjunto de artefatos utilizados para o ensino, aspectos estruturais e demais condições materiais relativas ao funcionamento e organização da escola enfocando aqui em três categorias: utensilio da escrita, livros escolares e materiais visuais, sonoros e táteis. Para tanto analisam-se as representações dos objetos escolares sobre a dinâmica do Lyceu Maranhense no período de 1838 a 1889 a partir do mapeamento realizado junto as fontes. Utilizam-se os pressupostos teórico-metodológicos da História Cultural com base em seus três elementos indissociáveis. A pesquisa bibliográfica se deu em diversas linhas de estudo tais como: teoria da história, cultura escolar, história do Maranhão, imprensa local; já a documental apoiada em fontes diversas: jornais, relatórios e ofícios dos inspetores da instrução pública, relatórios de presidentes de província, leis e regulamento, onde foi possível percebe a influência que estes artefatos exerciam sobre a prática pedagógica da instituição bem como as relações que foram estabelecidas via materialidade entre as culturas política, administrativa e empírica da escola. Os utensílios da escrita constituem-se numa categoria de materiais que são cotidianamente utilizados no trabalho pedagógico onde dão indícios dos processos de ensino do Lyceu Maranhense. Materiais visuais, sonoros e táteis fornecem indícios da influência que os objetos exercem na prática pedagógica pela busca constante por modernidade e pelos padrões mais elevados de escola como imposição dos grandes centros à escola local. Os livros escolares estavam sujeitos a um processo que, ligava-se às esferas externas da escola tanto na cultura política manifesta nas posições ocupadas pelos sujeitos que, por transitarem nos espaços de poder especialmente da tríade imprensa-instrução-governo, acabavam por influenciar e manipular as avaliações impostas pela escola às suas obras.
Presidente - 407369 - CESAR AUGUSTO CASTRO
Externo à Instituição - GIZEL DE SOUZA - UFPR