Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: TEREZINHA DE JESUS AMARAL DA SILVA

2022-06-06 10:51:48.757

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TEREZINHA DE JESUS AMARAL DA SILVA
DATA: 07/06/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Sala google meet
TÍTULO: A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E A CENTRALIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NA ESCOLA PÚBLICA MARANHENSE: percepções docentes nos anos iniciais do Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Currículo Escolar. Competências. Base Nacional Comum Curricular.
PÁGINAS: 43
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO: A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E A CENTRALIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NA ESCOLA PÚBLICA MARANHENSE: percepções docentes nos anos iniciais do Ensino Fundamental consiste em um estudo sobre as percepções e apropriações de sentidos e suas implicações na construção do currículo da escola pública maranhense, especificamente, na materialidade da prática docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Investiga o modelo de competências como eixo organizacional do currículo orientado pela BNCC, tendo como referência, para a pesquisa de base empírica, escolas de municípios situados na região do Litoral Oriental do Maranhão, mais especificamente nos municípios de Humberto de Campos, Paulino Neves, e Araioses. Inquire-se como a escola maranhense tem reagido a essas políticas em termos de conformação ou resistência; de reprodução e adesão das competências e habilidades propostas pela BNCC ou de negação da lógica neoliberal subjacente à sua ideologia. O propósito desta pesquisa é analisar as percepções construídas pelos professores sobre currículo por competências, considerando as orientações para a implementação da BNCC, nas escolas do Ensino Fundamental - Anos Iniciais no estado do Maranhão. A pesquisa em referência considera categorias de base teórica ou de conteúdo para sua apropriação progressiva no que se refere às concepções de currículo e competência. Para investigar a natureza dessas concepções, consideraremos as categorias de análise historicidade, totalidade, contradição e mediação que poderão garantir coerência epistemológica ao estudo das categorias de conteúdo a que propomos desenvolver. Busca-se a gênesis das reformas, contextualizando os discursos reformistas e seus sujeitos, bem como as evidencias empíricas e suas implicações no campo da educação. (FREITAS, 2018; LEHER, 1998; HARVEY, 2001; FRIGOTO,1995; 2010; MESZAROS, 2012). Pretendemos combinar os estudos de Bernstein aos fundamentos de autores que nos remetem a uma perspectiva crítica de currículo, quais sejam: Apple (2004;2008), Sacristan (2011;2013), Goodson (1995), Giroux (2019), dentre outros, no campo internacional, e autores brasileiros do campo do currículo que estão atentos aos aspectos históricos, políticos e culturais, numa perspectiva político-ideológica de currículo, tais como Moreira (2011), Silva (2009), Chizzoti (2010), Lopes e Macedo (2010). Ancora-se ainda nas contribuições de Sacristán (2013), Ramos (2001) com seus importantes estudos sobre a “Pedagogia das competências”, seguidos de Tanguy e Ropé (2002) e Stroobants (1997; 2004); Barbosa & Deluiz (2001; 2022), Dolz (2004), Zarifian (2003). Dadoy (2004), Moraes (2006); ZorzaL (2006), Malachen, Matos e Orso (2020); Barbaceli (2020), Gonçalves (2021).
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 271767 - LELIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES
Interno - 2152257 - EDINOLIA LIMA PORTELA
Interno - 405964 - MARIA ALICE MELO
Interno - 407631 - MARIZA BORGES WALL BARBOSA DE CARVALHO
Externo à Instituição - BERNADETE DE SOUZA PORTO - UFC

fim do conteúdo