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Banca de DEFESA: SORAIA LIMA RIBEIRO DE SOUSA

2022-06-06 10:52:01.804

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SORAIA LIMA RIBEIRO DE SOUSA
DATA: 14/06/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Virtual do Google Meet
TÍTULO: A ÁFRICA EM NÓS: saberes ubuntu na formação inicial docente no curso de Pedagogia (UFMA/ Campus Codó)
PALAVRAS-CHAVES: Saberes Ubuntu. ERER. Formação inicial docente. Pedagogia Ubuntuísta.
PÁGINAS: 186
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: No Brasil, ao longo dos anos e a partir da luta do movimento negro, tem-se discutido a realidade da população negra e todas as implicações de reconhecer-se negro e negra neste país, cujo território tem o racismo, como elemento organizador da estrutura social. As ideologias do racismo educam, orientam e normatizam o lugar e o não-lugar da pessoa negra na sociedade brasileira, organizando as relações sociais e estabelecendo o que deve ser considerado belo, o que pode ou não ser aceito nas práticas cotidianas. Mesmo reconhecendo que tivemos alguns avanços, através de lutas sociais, há muito ainda o que ser estudado e aprofundado em relação à participação do/a negro/a nesta realidade, se queremos construir uma sociedade justa e democrática. Esta pesquisa busca (re) pensar a educação brasileira, em especial a formação inicial docente, numa perspectiva afrocêntrica, objetivando investigar lugares de apropriação dos saberes ubuntu na formação inicial docente no Curso de Pedagogia da UFMA/ Campus Codó – MA, considerando a Educação das Relações Étnico-Raciais – ERER. Quanto a perspectiva teórica e metodológica, é uma pesquisa participante, de cunho qualitativo, adotando os pressupostos de perspectivas epistêmicas e teóricas decolonial e afrocentrada. Realiza levantamento bibliográfico e documental, e juntamente com o estudo do cotidiano adota as bases conceituais da sociopoética no que se refere a realização de oficinas afrocentradas, visando a produção dos dados da pesquisa em relação aos saberes discentes acerca do ubuntu. Para refletirmos o ubuntu a partir das relações étnico-raciais na formação inicial docente, trazemos o diálogo com autores/as tais como Asante (2009), Castiano (2010; 2013), Certeau (1998), Dussel (2016), Freire (1987; 1996), Kilomba (2019), Machado (2018), Mignolo (2017), Nascimento (2016), Nogueira (2011; 2014), Oliveira (2008), Ramose (1999; 2010); Silva (2004; 2013), dentre outras/os, com objetivo de dialogar acerca de conceitos como: Decolonialidade e Afrocentricidade; Saberes ubuntu; Educação das Relações Étnico-Raciais e Formação inicial docente no Brasil. A partir do princípio da barca de Amen-em-ope, como metáfora, realizamos nossa travessia de volta a África em busca de referenciais para discutirmos a educação brasileira, em especial a formação inicial docente. Os resultados da pesquisa apontam é possível reconhecermos saberes ubuntu e africanidades nas relações étnico-raciais construídas no curso de Pedagogia da UFMA/ Codó, no PPC do curso, e no cotidiano da formação inicial docente. Tais relações permeadas pelos confetos da amorosidade, interdependência, reconhecimento, matrilinhagem, objetivo comum, pertencimento e outros, têm construído o que estamos chamando de pedagogia ubuntuísta, cujas práticas formativas estão assentadas nos valores afrocêntricos, possibilitando o exercício da afrodocência das/os professoras/es em formação.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3556517 - RAIMUNDA NONATA DA SILVA MACHADO
Interno - 2152257 - EDINOLIA LIMA PORTELA
Externo à Instituição - FRANCIELE MONIQUE SCOPETC DOS SANTOS - UNIR
Externo à Instituição - ROBERTO DA COSTA JOAQUIM CHAUA - UNIROVUMA

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