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Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCILENE DO ROSARIO DE MATOS

2022-07-14 17:27:03.948

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCILENE DO ROSARIO DE MATOS
DATA: 18/07/2022
HORA: 16:00
LOCAL: PPGE online via Google Meet
TÍTULO: A IDENTIDADE DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA FRENTE ÀS REFORMAS EDUCACIONAIS NEOLIBERAIS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE
PALAVRAS-CHAVES: Reformas Neoliberais. Educação Básica Pública. Identidade Profissional Docente
PÁGINAS: 45
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
RESUMO: Esta pesquisa propõe investigar aspectos sinalizados pelo estudo Trabalho Docente na Educação Básica em Pinheiro-MA, realizada entre 2017 e 2018, referentes ao regime de trabalho e rendimento; à formação e preparo para atuação; à infraestrutura; às pressões, avaliações e atribuições; à qualidade do trabalho e perspectiva profissional; e ao engajamento sindical e partidário. Consistindo-se agora da construção de uma análise crítica sobre as reformas neoliberais nas políticas de valorização profissional docente (formação inicial e continuada, condições de trabalho, carreira e remuneração) e sua relação de consequência com a construção da identidade profissional dos professores da educação básica pública brasileira. Sob as orientações do materialismo histórico-dialético o estudo partirá de uma pesquisa bibliográfica sobre as categorias de análise: reestruturação produtiva do capital; formulação neoliberal das políticas públicas; e bases teóricas educacionais reprodutivistas, funcionalistas e gerencialistas. Seguida de uma pesquisa documental sobre as reformas nas políticas públicas brasileiras de valorização profissional e outros recentes fenômenos sociais. E, por fim, uma pesquisa de campo para o reconhecimento da visão dos professores sobre sua realidade e construção de sua identidade profissional, por meio de grupos focais e entrevistas, com análise das informações a partir de núcleos de significação. Para o reconhecimento dos elementos sócio-históricos e as teorias educacionais que dão sustentação às medidas reformistas neoliberais, implementadas no sistema educacional brasileiro serão buscados os estudos de Bourdieu (2008); Bresser-Pereira (1991; 1997); Brooke (2012); Cabral Neto (2007); Chesnais (1996); Duarte (2021); Evangelista (2011; 2014); Freitas (2018); Gentili (2002); Hardt & Negri(2001); Harvey(2008); Lombardi, Saviani & Sanfelice (2002); Pimenta, Ghedin (2006); Ramos (2011); Saviani(2011; 2013); Shiroma, Moraes & Evangelista(2011). Para identificar as repercussões das reformas neoliberais sobre as políticas educacionais federal, estadual e municipal de valorização profissional dos professores da educação básica pública, a análise dos documentos oficiais será subsidiada pelo trabalho de Arroyo (2013); Ball, Maguire & Braun (2016); Charlot (2005); Frigotto (1989; 2015); Gentili & Hypolito(2020); Oliveira (2019; 2012; 2017; 2019; 2020); Tardif & Lessard (2014). Por fim, para compreender os elementos e os processos de constituição da identidade profissional dos professores da educação básica, que se relacionam com a reestruturação educacional implementada desde a última década do século XX contar-se-á com o auxílio dos trabalhos de Aguiar (2006); Dubar (2009); Freire (2002); Frigotto (2017); Gatti (2005); Nóvoa (2022); Oliveira & Pochmann (2020); Oliveira, Pereira Junior & Clementino (2021); Oliveira (2021); Shor & Freire (1986).
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DALILA ANDRADE OLIVEIRA - UFMG
Interno - 012.392.873-72 - ILMA VIEIRA DO NASCIMENTO
Interno - 271767 - LELIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES
Presidente - 405964 - MARIA ALICE MELO

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