Banca de DEFESA: NATHALIA RISSANE COSTA GOMES

2022-08-22 10:02:44.948

DISCENTE: NATHALIA RISSANE COSTA GOMES
DATA: 15/09/2022
LOCAL: PPGE online via google meet
TÍTULO: CURRÍCULO INTEGRADO NO PROEJA E A PERMANÊNCIA ESCOLAR: na trilha de avanços e desafios
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Jovens e Adultos. PROEJA. Currículo Integrado. Permanência Escolar
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO: Este presente estudo integra o grupo de pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente. Envolve o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, cuja finalidade é oferecer oportunidades educacionais a jovens e adultos a nível fundamental, PROEJA (FIC), e na modalidade técnica/nível médio, a qual este estudo abrange. Investiga-se o currículo integrado do PROEJA na permanência escolar, tendo como principal objetivo analisar o currículo integrado do curso técnico em rede de computadores ofertado pelo PROEJA no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFMA, campus São José de Ribamar e as suas repercussões na permanência dos jovens e adultos no curso. Na fundamentação desta pesquisa, buscou-se estudiosos e teóricos como Arroyo (2011), Apple (2002), Bernstein (2003), Charlot (1996), Ciavatta (2018), Freire (2002), Frigotto (2015), Gramsci (2001), Kuenzer (2007), Lopez & Macedo (2013), Marx (2017), Minayo (2000), Moura (2018), Ramos (2010), Ricetti (2015), Sacristán (2015), Santomé (2018), entre outros, além de documentos oficiais como Leis, Decretos, Resoluções, bem como Plano de Desenvolvimento Institucional (2019 – 2023), Projeto Pedagógico Institucional (2019-2023) e o plano de curso rede de computadores do IFMA. Adotou-se a pesquisa qualitativa como enfoque metodológico, tendo em vista a articulação dos elementos constitutivos que preservam o rigor e o processo científico na produção da pesquisa, concebendo o objeto de estudo na sua historicidade, movimento e contradições. Utilizou-se como técnica e instrumentos para recolha de dados a pesquisa bibliográfica a partir de livros, artigos, e demais fontes, propiciando análises e novos conhecimentos, a pesquisa documental envolvendo os documentos oficiais e institucionais, e a pesquisa de campo constituída pela aplicação de questionários, entrevista semiestruturada e análise de dossiês dos alunos. Os dados coletados foram analisados de acordo com a técnica da análise de conteúdo em que, segundo Minayo (2000), permite a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção das mensagens, onde foi possível utilizar a análise de expressão identificando a situação no contexto do curso dos sujeitos envolvidos, e a análise das relações a partir de correlações entre os elementos. Assim, foi possível alcançar os resultados da pesquisa os quais demonstram que a organização do currículo integrado favorece o fortalecimento de uma formação integral. A partir desta pesquisa identificou-se alguns avanços como uma proposta curricular pautada na perspectiva do currículo integrado, auxílio da instituição aos estudantes, relação favorável entre os pares, e os desafios que perpassam por disciplinas ainda justapostas, dificuldade na relação teoria e prática, formação docente e o próprio contexto de pandemia que também influenciou significativamente na permanência dos alunos no curso. Na trilha dos avanços e desafios ainda foram observados desafios para a permanência que historicamente têm permeado a modalidade de Educação de Jovens e Adultos como motivos familiares e de empregabilidade. A partir da política do PROEJA pode-se pensar em um avanço, contudo, os desafios que foram revelados levam à reflexão de que ainda é preciso efetivar políticas e práticas na escola para que se possa traçar um real e significativo avanço do currículo integrado e sua repercussão na permanência dos jovens e adultos.
Interno - 2152257 - EDINOLIA LIMA PORTELA
Interno - 012.392.873-72 - ILMA VIEIRA DO NASCIMENTO