Banca de DEFESA: REGIANE OLIVEIRA RODRIGUES

DISCENTE: REGIANE OLIVEIRA RODRIGUES
DATA: 26/08/2022
LOCAL: PPGE via Google Meet
TÍTULO: "A FORMAÇÃO DO EDUCADOR DO CAMPO: concepções, desafios e perspectivas à luz do Curso de Licenciatura em Educação do Campo"
PALAVRAS-CHAVES: Formação de Professores; Educação do Campo; Movimentos Sociais
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a formação do educador do campo articulada às peculiaridades referentes à sua área de atuação, identificando no curso do trabalho diversos aspectos que retratam os desafios da realidade e especificidade do campo, com destaque para a valorização da cultura, da história, das lutas e conquistas dos trabalhadores e a relação com a politica pública para a educação do campo, apresentada a partir dos movimentos socias. O trabalho tem como locus empírico o Curso de Licenciatura em Educação do Campo/UFMA-Campus Bacabal- MA, e como proposta inicial as narrativas orais de três professores formadores e três licenciandos, sujeitos da pesquisa, como fonte principal de coleta para encontrar respostas à questão que a norteia: a formação ofertada nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo apresenta-se com potencial para atender as peculiaridades do campo? Nesse sentido a pesquisa também se encaminha para verificar como se dá a formação do educador do campo, evidenciando nessa formação a garantia do ensino de qualidade para a educação do campo; bem como identificar a concepção dos professores e discentes em formação sobre a formação realizada em curso de licenciatura em Educação do Campo e analisar as ações empreendidas no âmbito do Estado que apontam para a existência de uma politica nacional da educação do campo que valorize suas especificidades. Como aporte teórico e metodológico apoia-se em Severino (2006), Caldart (2004), Alentejano (2000), Freire (2006), dentre outros, dado que se trata de uma investigação de natureza qualitativa referenciada numa perspectiva crítica. Assim, a coleta dos dados foi realizada por meio da pesquisa bibliográfica e documental e de entrevistas semiestruturadas feitas a distância com os professores e alunos via WhatsApp, tendo em vista as dificuldades postas pelo contexto atípico da pandemia COVID-19. A compreensão dos discursos dos sujeitos da pesquisa permitiu o entendimento sobre a relevância da formação do educador do campo considerando as peculiaridades da comunidade que vive “no” e “do” campo, tendo sido evidenciados aspectos positivos como o conhecimento mais aprofundado da realidade vivida, o identificar-se mais efetivo como pessoas do campo. Trouxe à tona, também, vários desafios a enfrentar, como o desmerecimento que lhes é imposto na persistente estrutura social do Brasil.
Externo ao Programa - 1060060 - ALDA MARGARETE SILVA FARIAS SANTIAGO
Presidente - 012.392.873-72 - ILMA VIEIRA DO NASCIMENTO