Banca de DEFESA: JESSICA RODRIGUES DO NASCIMENTO

DISCENTE: JESSICA RODRIGUES DO NASCIMENTO
DATA: 10/01/2023
LOCAL: PPGE
TÍTULO: “INSERÇÃO PROFISSIONAL DE EGRESSOS DAS LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES: Trajetórias de Graduados em Ciências Humanas (UFMA- Campus Bacabal)”
PALAVRAS-CHAVES: Inserção Profissional. Trajetória. Licenciatura Interdisciplinar
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente estudo integra-se à linha de pesquisa “Instituições Educativas, Currículo, Formação e Trabalho Docente” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, com o título “Inserção profissional de Egressos das Licenciaturas Interdisciplinares: Trajetórias dos Graduados em Ciências Humanas UFMACampus Bacabal”. Sobre isso, o presente estudo tem como objetivo analisar a inserção profissional de egressos do curso por meio do estudo das trajetórias acadêmicas e profissional entre 2014 a 2021. A questão que norteia a pesquisa é: a formação ofertada por meio da licenciatura interdisciplinar possibilita a inserção profissional do egresso na docência para educação básica? Para responder a esse questionamento, o estudo adota a perspectiva teórica materialista histórico-dialético. A abordagem teórica fundamenta-se em autores que abordam a temática, entre os quais destacamos: Trottier (1998), Tanuri (2000), Saviani (2009), Nunes (2011), Rodriguez (2014), Carvalho (2016) e Libâneo (2016). Foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica e documental, a partir do Projeto Pedadógico do Curso (PPC), Diretrizes e Resoluções da criação do curso; aplicação de questionário on-line e entrevista semiestruturada, contemplando os três perfis de egressos, a saber: 1) os que nunca ingressaram na docência; 2) os que abandonaram a carreira docente; 3) os que estão atuando como docentes. Para análise dos dados nos respaldaremos em Minayo (2000). Dos 124 concluintes do curso entre os anos de 2014 e 2021, 42 licenciados participaram da pesquisa respondendo ao questionário on-line, e 6 egressos foram entrevistados a fim de aprofundarmos algumas questões. A pesquisa revelou que 59,5% dos participantes são mulheres; 61,9% autoidentificaram-se pardos; 78,6% são oriundos de escola pública; 73,8% estão cursando pós-graduação stricto sensu; 78,5% precisaram trabalhar durante a graduação. Ao analisarmos os dados sobre a trajetória profissional, verificamos que 52% dos egressos participantes da pesquisa estão atuando como docentes; 31% nunca ingressaram na docência e 17% abandonaram a carreira docente. As principais conclusões deste estudo foram as dificuldades encontradas para inserção profissional desses egressos, como as condições precárias de trabalho no ensino público e a falta de oportunidade nas vagas de emprego.
Interno - 012.392.873-72 - ILMA VIEIRA DO NASCIMENTO
Presidente - 405964 - MARIA ALICE MELO