Banca de QUALIFICAÇÃO: MAGNUCIA BEZERRA SOEIRO DOS SANTOS

2023-01-17 13:51:24.71

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAGNUCIA BEZERRA SOEIRO DOS SANTOS
DATA: 23/01/2023
LOCAL: PPGE via google meet
TÍTULO: A AFETIVIDADE NA FORMAÇÃO DO (A) PEDAGOGO (A) E SEUS REFLEXOS NA PRÁTICA DOCENTE
PALAVRAS-CHAVES: Afetividade; Formação Docente; Curso de Pedagogia.
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa aborda a afetividade na prática docente do curso de Pedagogia com destaque para as limitações e as possibilidades de ações de ordem emocional e afetiva. Tendo como objetivo analisar a prática docente desenvolvida no curso de Pedagogia da UFMA, evidenciando objeções e viabilidades para uma formação que considere a afetividade como componente relevante. Para isso, realiza-se este estudo sob a perspectiva histórico-cultural, com base no materialismo histórico dialético, essa abordagem considera as situações em sua concretude cujas interações e as experiências emocionais e afetivas acontecem, constituindo indivíduos com suas relações afetivas e suas consciências. Na intenção de encontrar respostas aos questionamentos: se a dimensão afetiva é constituída como um componente essencial à formação do (a) pedagogo (a); se o planejamento do desenvolvimento afetivo tem a mesma atenção e propriedade que o desenvolvimento cognitivo e motor na prática formativa; e qual o entendimento acerca da preparação profissional docente e os aspectos afetivos e emocionais, então, a investigação é fundamentada nos pressupostos da pesquisa qualitativa, conduzida a partir de estudos bibliográficos, documentais e empíricos, fundamentados em Vigotski (2007, 2008, 2009, 2010); Wallon (2007, 2015); Duarte (2003, 2008, 2010, 2011); Libâneo (2006, 2007); Sabino (2012); Saviani (2009, 2010, 2013, 2021); e outros. Compreende-se que a afetividade é um tema relevante para a educação já que aponta em direção a possibilidades inovadoras, e a formação do (a) pedagogo (a) precisa ter como base o sujeito em sua integralidade, logo, desenvolver um estudo sobre a afetividade possibilita oferecer aporte a um processo de ensino e aprendizagem que considere, não apenas a cognição, mas a afetividade como elemento básico e essencial da educação.
Presidente - 012.392.873-72 - ILMA VIEIRA DO NASCIMENTO
Interno - 271767 - LELIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES