Banca de DEFESA: PRISCILLA COELHO RIBEIRO

DISCENTE: PRISCILLA COELHO RIBEIRO
DATA: 10/09/2020
LOCAL: Plataforma googlemeet
TÍTULO: Vulnerabilidade Socioambiental á desastres hidrológicos em áreas costeiras: Estudo de caso das condicionantes aos eventos de inundação do Município de São Luís, Maranhão, Brasil
PALAVRAS-CHAVES: Vulnerabilidade, Inundação, Desastre Natural, Análise Espacial
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: O município de São Luís, Maranhão, apresenta grandes contrastes e intenso processo de urbanização, com características socioambientais propícias as inundações costeiras, ameaçando infraestruturas e resultando em prejuízos diversos, e imprimindo níveis de vulnerabilidade de forma heterogênea no território, sendo o uso de índices uma forma sintética e numérica de avaliar cenário de perigo em razão das consequências. Neste sentido, esta pesquisa teve por objetivo identificar a vulnerabilidade socioambiental dos bairros de São Luís – MA, bem como suas características hidrodinâmicas de inundações costeiras. O estudo analisou a vulnerabilidade ambiental do município a inundação (IVA) utilizando as variáveis fisiográficas disponíveis em órgãos oficiais, e a vulnerabilidade social a inundação (IVS) por meio de variáveis do IBGE, ambos classificados em cinco níveis de vulnerabilidades, variando de muito baixo a muito alto. Por meio de ponderação dos índices, identificou-se a vulnerabilidade socioambiental a inundação costeira (IVSA).O IVA classificou 15% do território em áreas de média vulnerabilidade e 7,9% como de elevada, sendo os bairros que compõem as classes caracterizados como ambientes altamente antropizados, com grande influência hidrodinâmica, em planícies litorâneas sobre depósitos fluviomarinhos e pantanosos, caracterizados por sedimentos inconsolidado, com destaque para os seguintes bairros: Liberdade, Jaracaty, Alemanha, São Francisco, Ilhinha, Santa Rosa, etc. O IVS apresentou aproximadamente 14% dos bairros como de elevada vulnerabilidade e 14% como de média vulnerabilidade, formado por bairros periféricos e/ou aglomerados subnormais em situação de pobreza, retratando uma realidade de desamparo social e marginalização que os coloca expostos a vários perigos, tais como: Cidade Olímpica, Vila Embratel, Maracanã, Coroadinho, Liberdade, Anil, São Raimundo, Vila Itamar, etc. A Vulnerabilidade Socioambiental (IVSA) do município identificou 14,9% dos bairros como de grande vulnerabilidade aos eventos de inundação costeiras, principalmente na zona urbana da capital que apresentou características que lhe conferiu com maior precariedade e deterioração socioambiental. Os índices apresentaram formações de grupos de vulnerabilidades de bairros em afinidades distintas, porém com muita similaridade. Em ambos os itens, observam-se que os setores de maior preocupação foram bairros caracterizados como periféricos, com infraestrutura não consolidada, provenientes de ocupação espontânea e desordenada, ocupados por grupos sociais negligenciados, que se inserem em ambientes de risco.
Externo à Instituição - ANDRÉ LUIS SILVA DOS SANTOS - IFMA
Interno - 1554809 - JORGE LUIZ SILVA NUNES