Banca de QUALIFICAÇÃO: WILLANE DA SILVA RODRIGUES

DISCENTE: WILLANE DA SILVA RODRIGUES
DATA: 03/11/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL À DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ARTRÓPODES VETORES NO MUNICÍPIO DE ANAJATUBA-MA
PALAVRAS-CHAVES: Amazônia Legal Maranhense. Vetores Artrópodes. Vulnerabilidade Socioambiental. Revisão Sistemática. Análise de Conteúdo.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Doenças causadas por vetores artrópodes como a dengue, a malária, a febre amarela, leishmanioses, entre outras, têm elevados registros de casos em todo o Brasil, sobretudo, em áreas economicamente menos desenvolvidas e ambientalmente fragilizadas. Entre essas áreas encontram-se os municípios que compõem a região da Amazônia Maranhense, alvo de inúmeras práticas ilegais como desmatamento e queimadas, situações que contribuem para a dispersão de vetores causadores de doenças. O objetivo da pesquisa é analisar a vulnerabilidade socioambiental à saúde da população local do município de Anajatuba- MA associada a ocorrência de doenças transmitidas por vetores artrópodes. O referido município está inserido na Área de Proteção Ambiental da Baixada Maranhense, além de compor a região da Amazonia Legal Brasileira. Trata-se de um estudo ecológico, analítico, inserido no universo da pesquisa observacional, com base iconográfica e abordagem qualiquantitativa. Foram realizados levantamentos de dados secundários e primários, a partir de métodos quantitativos com destaque para descritivos epidemiológicos e uso de geotecnologias, e qualitativo relacionado à revisão sistemática e pesquisa de campo com observação da paisagem quanto ao grau de uso e ocupação da terra, além de análise de conteúdo a partir de entrevistas e questionários. Os resultados demonstraram que o município possui baixo índice de casos notificados de agravos transmitidos por artrópodes vetores, ainda que apresente algumas características favoráveis ao desenvolvimento destes, como por exemplo, o clima quente e úmido, temperaturas elevadas e chuvas abundantes em boa parte do ano, desmatamento, falta de saneamento básico, entre outros. A pouca atuação de órgãos ambientais fiscalizadores somatizam com as problemáticas de saúde, no que tange a dispersão de vetores; os moradores locais destacaram a proliferação de vetores relacionado com o desmatamento e a qualidade dos serviços em saúde como principais entraves existentes no município. A baixa incidência de agravos transmitidos por artrópodes vetores na população, apesar de não indicar um problema de saúde pública aparente, pode estar camuflando uma realidade muito mais complexa ou mesmo apresentar características geográficas peculiares funcionando como barreiras de transmissão, que merecem ser estudadas com mais profundidade, e que envolvam outras fontes de informação e análise para serem melhor compreendidos.
Externo à Instituição - AUDIVAN RIBEIRO GARCES JUNIOR - PMS
Interno - 088.990.417-09 - HERMES RIBEIRO LUZ