Banca de DEFESA: JOSIANE MORAES COSTA

DISCENTE: JOSIANE MORAES COSTA
DATA: 31/01/2023
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO: QUALIDADE SOCIOAMBIENTAL NA BACIA DO RIO BACANGA: implicações sobre o turismo e saúde das comunidades locais.
PALAVRAS-CHAVES: Ambiente, Potencialidades, Sustentabilidade
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO: Os estudos que utilizam a bacia hidrográfica como seu objeto de análise permitem o desenvolvimento de estratégias sob ótica da análise integrada e planejamento ambiental. A bacia hidrográfica do Bacanga situada na Ilha do Maranhão, no município de São Luís, corresponde a 12,33% do território da ilha, onde se encontram aproximadamente 64.000 domicílios. O presente trabalho aborda a bacia hidrográfica do Bacanga a partir das suas potencialidades turísticas, nas características da paisagem bem como as percepções relacionadas a saúde e ambiente. A pesquisa é dividida em cinco seções: a primeira é a introdução, na segunda seção, intitulada referencial teórico, o texto produzido é baseado em uma revisão de literatura, e propõe discutir as principais interconexões referentes a qualidade ambiental, turismo, percepção ambiental, matriz SWOT, política ambiental brasileira e bacias hidrográficas. A partir dos aspectos conceituais e metodológicos, na terceira seção, intitulada Potenciais Turísticos e as Interfaces com a Qualidade Ambiental na bacia do Bacanga, são descritos os seis principais potenciais turísticos, sendo: Sítio do Físico, Sítio Tamancão Estaleiro Escola Luiz Phelipe Andrès, Sítio Piranhenga, Complexo Cultural do Maracanã, Trilhas Ecológicas - Trilha Eco Saber do Instituto Federal do Maranhão Maracanã (IFMA), Lagoa do Bacanga. A área possui riquezas naturais, culturais, histórica e arqueológica, parques, trilhas, lagos e sambaquis, caracteriza-se como uma região pouco procurada devido à falta de divulgação, infraestrutura e incentivo de políticas públicas federais, estaduais e municipais. Inicialmente foi feita a revisão bibliográfica para caracterizar as peculiaridades dos atrativos e problemas ambientais existentes e os impactos no turismo. A quarta seção intitulada “Paisagem, Percepções e Análise SWOT: uma abordagem holística para a gestão do turismo e a saúde ambiental da Bacia do Bacanga” utiliza a metodologia do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico, sendo alicerçado na análise da matriz SWOT com enfoque no turismo saúde e ambiente. Neste capítulo procedeu-se a avaliação da paisagem, pesquisa de percepção das partes interessadas e análise cartográfica. Os resultados caracterizam as particularidades dos atrativos e problemas ambientais existentes e como eles podem impactar no turismo, assim como foi observada a importância da consolidação efetiva da atividade turística nestes locais. A pesquisa indicou que os atrativos turísticos apresentam características tangíveis para o turismo sustentável, pois estão inseridas em uma bacia hidrográfica com oportunidade de desenvolvimento turístico com geração de renda, bem como a melhor qualidade de vida para as comunidades do entrono, porém, desafios como a maior participação dos órgãos públicos ou da iniciativa privada precisam ser rompidos. Assim, se faz necessária planejamento atuante e eficaz e principalmente a participação da população local na construção das estratégias de desenvolvimento, pois os potenciais podem desaparecer, por não ter existir uma política voltada para o resgate da sua importância tanto para São Luís como para o Estado do Maranhão.
Externo à Instituição - ADILSON MATHEUS BORGES MACHADO - UFC
Externo ao Programa - 2296805 - ARKLEY MARQUES BANDEIRA