Banca de DEFESA: PATRICIA MARQUES SANTOS

DISCENTE: PATRICIA MARQUES SANTOS
DATA: 11/09/2017
LOCAL: Auditório Biologia
TÍTULO: Topografia e solo definindo a vegetação em escala local no Ecótono Cerrado - Floresta Amazônica
PALAVRAS-CHAVES: Saturação por Bases; Altitude; Declividade; Gradiente vegetacional; Zona de tensão ecológica; Vegetação ecotonal; Escala local; Microtopografia.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Botânica
RESUMO: Os padrões de composição das espécies são influenciados por características ambientais que determinam a capacidade das espécies de se estabelecerem em ambientes específicos. Assim, condições geoambientais regionais ou locais têm contribuído para a configuração atual das diversas formações da vegetação brasileira. Analisamos neste trabalho, a variação na composição e estrutura da vegetação explicada por variáveis físicas como topografia, solo, clima e microclima em áreas de contato, Cerrado e Floresta Amazônica. Testamos a hipótese de que em escala local variações na topografia deveriam explicar melhor a distribuição das espécies entre formações de Cerrado e Mata Amazônica. Realizamos a coleta dos dados em seis grids de 100x100m, Cerrado 3 (CL; CJ e CM) e Floresta 3 (FL; FJ e FM) subdivido em parcelas 20x20m. Amostramos todos os indivíduos com DAP (diâmetro a altura do peito) a 1,30m do solo ≥ 10cm, coletamos dados de solo, microclimáticos local (temperatura e umidade) e clima (temperatura e precipitação), além de dados de e Declividade e Altitude por parcela. Realizamos análises exploratórias dos dados (similaridade entre amostras utilizando Cluster UPGMA), para verificar a existência de diferença na composição e estrutura entre as duas formações, e o test T de Student para testar a diferença das variáveis ambientais amostradas entre os ambientes. Para testar a hipótese de trabalho e ainda verificar a interação de padrões da vegetação e fatores ambientais realizamos a Análise de Redundância (RDA), com o programa R. Os resultados que as duas formações são florística e estruturalmente distintas, sem mistura da composição floristica. A análise de redundância explicou 20,7% da variação da vegetação nos dois primeiros eixos, sendo as variáveis Saturação em Bases, Capacidade de Troca Catiônica efetiva mais relacionadas ao eixo 1 e Altitude e Declividade mais relacionadas ao eixo 2 da análise. Portanto nossa hipótese foi corroborada parcialmente, uma vez que a a área estudada apresentou um gradiente de fertilidade das áreas de floresta para o Cerrado e a Declividade e Altitude atuam de forma relevante para distinção entre estas formações em ambientes de tensão ecológica. Altitude e Declividade são fatores que atuam na distribuição das espécies em escala local, provavelmente atuando como agentes moduladores da distribuição de nutrientes no solo.
Interno - 1633389 - ALANA DAS CHAGAS FERREIRA AGUIAR
Externo ao Programa - 1554806 - FREDGARDSON COSTA MARTINS