Banca de DEFESA: JARDEANI MENDES DA SILVA

DISCENTE: JARDEANI MENDES DA SILVA
DATA: 25/02/2019
LOCAL: Sala 1 do Prédio de Pós Graduação
TÍTULO: SELEÇÃO DE FERRAMENTAS E CARANGUEJOS POR MACACOS-PREGO Sapajus libidinosus EM MANGUEZAL
PALAVRAS-CHAVES: Uso de ferramentas; Comportamento animal; Ucides cordatus; Rhizophora mangle.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
SUBÁREA: Comportamento Animal
RESUMO: Nos últimos anos, o estudo sobre o uso de ferramentas vem alcançado relevância em pesquisas relacionadas à evolução da inteligência em primatas. Entre os primatas neotropicais, os macacos-prego do gênero Sapajus têm se destacado pelo uso habitual de ferramentas na natureza como forma de facilitar o acesso aos recursos alimentares. Os macacos-prego utilizam ferramentas de quebra para consumir ampla variedade de alimentos. No Brasil, os estudos sobre uso de ferramentas em macacos-prego estão voltados principalmente para grupos que vivem no cerrado e na caatinga. Já em florestas inundáveis, como os manguezais, os registros são escassos. Neste estudo, objetivamos verificar como macacos-prego da espécie Sapajus libidinosus, que vivem em manguezal, selecionam ferramentas de quebra de acordo com o peso dos caranguejos consumidos e como se dá o uso de ferramentas dentre as diferentes classes etárias. Pressupomos que os caranguejos mais pesados são mais frequentemente consumidos com o auxílio de ferramentas. Supondo-se que o peso é uma variável que se correlaciona positivamente com o tamanho do caranguejo, e, portanto, com a rigidez do seu exoesqueleto, esperou-se que o uso de ferramentas fosse mais frequente em caranguejos que possuem maior peso por apresentar maior resistência de quebra. A resistência esteve associada aos quelípodos do caranguejo, os quais apresentam considerável quantidade de carne. Além disso, previmos que adultos usam ferramentas com mais frequências que subadultos e jovens, por possuírem maior peso corporal, mais experiência, e, portanto, maior habilidade e força para a atividade de quebra. A pesquisa foi realizada nos manguezais do rio Preguiças, na cidade de Barreirinhas, costa norte do Brasil. Realizamos um estudo experimental em ambiente natural com a utilização de plataformas de alimentação de madeiras fixadas nas raízes de Rhizophora mangle. As plataformas foram provisionadas com caranguejos da espécie Ucides cordatus juntamente com ferramentas confeccionadas com madeira. Foram obtidos registros de alimentação de um grupo representado por 16 animais, em que 8 deles foi observado o uso de ferramentas. Observamos que os animais não selecionam as ferramentas de acordo com o peso dos caranguejos, mas sim em relação ao quelípodo. O quelípodo, provavelmente, é a estrutura mais resistente do caranguejo. Além disso, encontramos diferenças significativas entre os pesos das ferramentas usadas por macacos adultos e subadultos, sugerindo que aqueles selecionam as ferramentas mais pesadas. Porém, não foi observado o uso de ferramentas entre os indivíduos jovens. Este estudo traz novas percepções ao contexto ecológico e evolutivo de Sapajus libidinosus¬ com o uso de ferramentas em manguezal, pois diferentemente do que ocorre na caatinga e cerrado, onde as ferramentas são martelos de pedras e usadas para quebrar frutos, no manguezal, estes animais usam ferramentas de madeira de mangue para acessar recursos alimentares de origem animal.
Presidente - 1346015 - RICARDO RODRIGUES DOS SANTOS
Externo à Instituição - ANDREA PRESOTTO - STRASBOURG