Banca de DEFESA: RAYANE GONÇALVES AGUIAR

DISCENTE: RAYANE GONÇALVES AGUIAR
DATA: 20/10/2021
LOCAL: Apresentação online - via google meet
TÍTULO: TAXONOMIA INTEGRATIVA DO GÊNERO KNODUS EIGENMANN, 1911 (CHARACIFORMES: CHARACIDAE) NAS BACIAS DO RIOS MEARIM E MUNIM, ESTADO DO MARANHÃO, NORDESTE DO BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Knodus victoriae, Pindaré, Stevardiinae
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
SUBÁREA: Taxonomia dos Grupos Recentes
RESUMO: A Ordem Characiformes possui o maior número de espécies da fauna aquática, aproximadamente 4.000 em 24 famílias neotropicais. Characidae destaca-se por ser a familia mais diversa e mais problemática dentro da ordem Characiformes. Como exemplo destes problemas taxonômicos, podemos citar o gênero Knodus Eigenmann 1911 cuja a diagnose, presença de escamas cobrindo os raios da nadadeira caudal, é fonte de discussão a respeito da validade do gênero. Uma maneira de superar a taxonomia confusa de grupos problemáticos é utilização de múltiplos critérios operacionais para delimitação de espécies que produzem hipóteses mais robustas de divergências de linhagens, convergindo para a proposta de uma Taxonomia Integrativa. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo taxonômico, com base em dados morfológicos e moleculares, nas populações do gênero Knodus que ocorrem nas bacias dos rios Mearim e Munim localizadas no Estado do Maranhão Nordeste do Brasil, com base em diferentes e independentes métodos de delimitação de espécies. Como resultado deste trabalho, a localidade-tipo de Loricaria parnahybae e Knodus victoriae foi atualizada. Devido erros de interpretações em descrições antigas e a mudança do nome do municipio maranhenese de Vitória para Alto Parnaíba causavam confusões sobre a exata localidade-tipo dessas espécies. Assim, através de pesquisas bibliográficas, informações sobre roteiro da expedição, mapas, diário e coletas no municipio, a localidade das espécies foi atualizada, sendo na foz de um riacho que deságua no rio Parnaíba, no município de Alto Parnaíba no Estado do Maranhão, bacia do alto rio Parnaíba, nordeste do Brasil. As correções das localidade-tipo são importantes para evitar confusões taxonômicas e biogeográficas. Além disso, através da utilização de dados morfológicos e moleculares, uma nova espécie de Knodus é descrita para as bacias dos rios Mearim e Munim. Apesar de apresentar algumas características semelhantes a Knodus victoriae, a nova espécie difere por possuir mais vértebras totais, mais raios ramificados e não ramificados na nadadeira anal e menos escamas circumpenduculares. As análises moleculares (WP, GMYC, bPTP, ABGD) apresentam congruência na delimitação da nova espécie com distância génetica média de 14% de outras espécies de Knodus analisadas. A descrição da nova espécie enquadra-se na perspectiva de taxonomia integrativa, uma vez que é baseada em dados morfológicos e seis métodos de delimitação de espécies. As seis abordagens moleculares são baseadas em suposições e cálculos independentes e diferentes, tornando a hipótese de validade da nova espécie mais robusta. A utilização de fontes diferentes de investigação (morfologia, molecular, distribuição geográfica, etc) podem auxiliar na identificação de grupos com elevada similaridade morfológica, evitando erros de identificação e consequentemente auxiliando na resolução de problemas de validade e posicionamento de grupos taxonômicos.
Externo à Instituição - AXEL MAKAY KATZ - UFRJ
Presidente - 2250605 - FELIPE POLIVANOV OTTONI