Banca de DEFESA: ANA TALITA GALVÃO FREIRE

DISCENTE: ANA TALITA GALVÃO FREIRE
DATA: 17/12/2021
LOCAL: Apresentação online - via google meet
TÍTULO: ENTENDER A DINÂMICA DO FOGO PARA A CONSERVAÇÃO DA RESERVA BIOLÓGICA DO GURUPI NA AMAZÔNIA ORIENTAL
PALAVRAS-CHAVES: focos de calor, mudanças climáticas, espécies ameaçadas, floresta secundária, biodiversidade, sensoriamento remoto.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO: A Reserva Biológica do Gurupi é uma unidade de conservação de proteção integral da Amazônia, sendo abrigo de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, vem sendo alterada para atender a interesses econômicos. E com contínuo desmatamento a coloca em constante risco a ocorrência de incêndios florestais. Assim, a presente dissertação consistiu em entender a dinâmica do fogo nas diferentes idades de florestas secundárias, verificando a dinâmica temporal e espacial do fogo e a sua relação com variáveis climáticas e com o uso e cobertura da terra no interior da Rebio e na sua área de entorno como subsídio à conservação da biodiversidade na região. Desta forma, foi realizado o Teste de Mann-Whintney para testar a hipótese de haver diferença nas ocorrências de fogo no interior e no entorno da Rebio, além de ter sido usado o Google Earth Engine para o processamento dos dados para os anos de 2012 a 2018. Os resultados mostraram que em 2016, descobriu-se que 85% das ignições de fogo ocorreram em cobertura de floresta; evidenciando fogo criminoso e não escape de áreas adjacentes. Por outro lado, em média 81% das ignições ocorreram no interior da Rebio, enquanto uma média de 19% veio da área de entorno. Entende-se que este estudo fornece a identificação de áreas prioritárias para atividades de prevenção, posto que foi identificado de forma explícita as áreas de florestas que já foram afetadas pelo fogo e, portanto, encontram-se mais suscetíveis a novos incêndios.
Interno - 005.163.821-52 - BRUNO DE SOUZA BARRETO - UFG
Externo ao Programa - 3104707 - DENILSON DA SILVA BEZERRA