Banca de QUALIFICAÇÃO: MAURICIO PEREIRA MACEDO

DISCENTE: MAURICIO PEREIRA MACEDO
DATA: 01/11/2017
LOCAL: Sala de aula do PPGO
TÍTULO: ANÁLISE DE ATUAÇÃO ODONTOLÓGICA E PERFIL DOS PACIENTES DA CLINICA MÉDICA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO SISTEMA DE SAÚDE PÚBLICA DO BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Hospitalização, Saúde Bucal, Perfil de Saúde, Assistência Odontológica Integral
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO: A Odontologia Hospitalar é a área de atuação que visa ao atendimento de pacientes com condições sistêmicas alteradas, com prática altamente especializada através de ações preventivas, diagnósticas, terapêuticas e paliativas em saúde bucal, executadas em ambiente hospitalar, inserido em equipe multidisciplinar, sendo responsável por intervenção na cavidade bucal, em consonância com essa através da integração dos conhecimentos e abordagem do paciente como um todo. No Brasil, esta inserção vem sendo discutida nos últimos anos no âmbito clínico, científico e político nacional, sendo relacionada a uma maior expectativa de sobrevida dos pacientes, à possível redução das infecções hospitalares, tempo de internação e gastos hospitalares, e diferenciação na assistência integral dos mesmos. Em 2004, com a PNSB visava-se à ampliação das ações de saúde bucal nos diferentes níveis de atenção, integralmente. Em 2012, Projeto de Lei nº363 tornava obrigatória a prestação de assistência odontológica a pacientes em internação hospitalar e aos portadores de doenças crônicas. E esta inserção foi reforçada pela Resolução do CFO Nº 162 de 2015. Atualmente, apesar de grande parte dos pacientes internados está desprovida de ações em saúde bucal nos hospitais brasileiros, a atuação odontológica neste âmbito está em crescente estruturação. Este estudo tem o propósito analisar a atuação odontológica e caracterizar o perfil dos pacientes que foram atendidos pelo residente odontólogo nos anos de 2012 e 2013, na Clínica Médica em um Hospital Universitário do Sistema de Saúde Pública do Brasil. Através do resgate dos prontuários odontológicos, foram coletados dados sobre as características gerais, alterações sistêmicas, informações odontológicas, hábitos de vida, e frequências, situação bucal no primeiro atendimento, e tratamentos odontológicos. A maioria dos pacientes atendidos escovavam os dentes menos que 3 vezes ao dia (54,3%) e relataram não utilizar o fio dental(85,7%), destacando-se o alto quantitativo de biofilme (73,3%) e cálculo dental (70,5%). Estomatite protética foi prevalente com percentual de 8,6%, seguidos de lesão ulcerativa e leucoplasia com 2,9% cada. Do total de pacientes atendidos do presente estudo 25, 7% utilizavam próteses, sendo a maioria do tipo total (12,4%) e com higiene deficiente (14,3%). Previamente à internação, 15,2% do total de pacientes atendidos havia se submetido a nenhum tipo de tratamento. 15,2% relataram ter passado por experiência odontológica negativa. Verificou-se predominância de pacientes com o motivo da consulta odontológica por consulta de rotina com 78,1%, sendo a Cardiologia a principal especialidade de origem do total de pacientes atendidos. Do total de condutas e procedimentos odontológicos registrados nas fichas clínicas do nosso estudo, destacam-se 59% orientações de higiene bucal e 2 encaminhamentos externos; e 71,4% de terapia periodontal básica, seguidos de exodontia (39%). O perfil atendido predominante é de pacientes hipertensos (37,1%) e com problema cardíaco (34,3%). Os resultados demonstram que os pacientes da Clínica Médica atendidos apresentaram necessidades prementes no que tange a autocuidados de saúde bucal e orientações quanto aos cuidados com as próteses. A atuação odontológica foi fundamental através de promoção de saúde bucal, destacando-se a Orientação de Higiene Bucal e Terapia Periodontal Básica. A caracterização do perfil predominante do paciente atendido sugere a necessidade de estratégias para lidar com fatores de risco comuns e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. Além disso, há necessidade de maior inter-relação entre os profissionais, e melhor acompanhamento dos encaminhamentos externos dos tratamentos, incluindo melhor registro de dados. Tudo isto ratifica a importância do atual e crescente campo de atuação do cirurgião-dentista em ambiente hospitalar.
Interno - 1651131 - ERIKA BARBARA ABREU FONSECA THOMAZ
Presidente - 4111411 - FERNANDA FERREIRA LOPES