Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMIRA VASCONCELOS GOMES

DISCENTE: SAMIRA VASCONCELOS GOMES
DATA: 29/10/2018
LOCAL: Sala de aula do PPGO
TÍTULO: CONDIÇÃO PERIODONTAL E BIOMARCADORES SÉRICOS EM INDIVÍDUOS TRANSPLANTADOS RENAIS
PALAVRAS-CHAVES: Insuficiência renal crônica. Transplante de rim. Doenças periodontais. Biomarcadores.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO: Estudos associam a doença periodontal a várias doenças sistêmicas, dentre elas a doença renal crônica (DRC). Objetivou-se analisar a possível relação entre a condição periodontal e biomarcadores séricos (nível de tracolimus, cálcio, fósforo, sódio, potássio, hemoglobina, hematócrito, leucócitos, plaquetas, glicemia em jejum, triglicérides, colesterol total, transaminase glutâmico-oxalacética, transaminase glutâmico-pirúvica, creatinina, ureia e ácido úrico) da função renal em indivíduos transplantados renais. Trinta e sete transplantados renais entre 2016 e 2017 no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão com pelo menos seis meses de transplante foram incluídos neste estudo transversal. A condição periodontal foi verificada por meio do nível de inserção clínica (NIC), profundidade de sondagem (PS) e recessão gengival em seis sítios, além do índice de sangramento gengival (ISG) e índice de placa visível (IPV). Os indivíduos foram divididos em dois grupos de acordo com a presença e ausência de periodontite crônica (PC), cuja definição foi pelo menos um sítio com NIC ≥ 4 mm e PS ≥ 4mm. Os resultados dos exames laboratoriais foram obtidos dos prontuários respeitando o intervalo máximo de sete dias entre o exame periodontal e a coleta de sangue. Foi realizada análise comparativa entre os grupos e análise de correlação entre medidas periodontais e marcadores séricos, no SPSS 17.0 (IBM, Chicago, IL, USA). Em todos os testes foi adotado o nível de significância de 5%. O grupo com PC apresentou média mais elevada de leucócitos (P = 0,025). Verificou-se correlação inversa entre ISG e sódio (Rs = -0,40; P = 0,040). O IPV apresentou correlação direta com glicemia em jejum (Rs = 0,50; P = 0,001) e triglicérides (Rs = 0,35; P = 0,047). O percentual de NIC > 4mm apresentou correlação inversa com creatinina (Rs = -0,32; P 0,050). O percentual de PS > 4mm apresentou correlação inversa com hemoglobina (Rs = -0,36; P = 0,027), hematócrito (Rs = -0,42; P = 0,008) e glicemia em jejum (Rs = -0,42; P = 0,009). Os achados desse estudo são insuficientes para uma conclusão definitiva sobre a correlação entre os marcadores periodontais e os biomarcadores séricos da DRC nos transplantados renais, indicando a necessidade de que desenhos de estudo longitudinais e multicêntricos devem ser elaborados para determinar a natureza das correlações com maior precisão.
Interno - 4104801 - ADRIANA DE FATIMA VASCONCELOS PEREIRA
Presidente - 407659 - ANTONIO LUIZ AMARAL PEREIRA