Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSEANY BARBOSA LAURENTINO DE CARVALHO

DISCENTE: JOSEANY BARBOSA LAURENTINO DE CARVALHO
DATA: 30/10/2018
LOCAL: Sala de aula do PPGO
TÍTULO: LESÕES FACIAIS EM VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO PERICIADAS EM UM INSTITUTO FORENSE NO NORDESTE DO BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Acidentes de trânsito. Traumatismos faciais. Prevenção de acidentes.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO: Os danos causados por acidentes de trânsito correspondem a altos custos emocionais, sociais, e, principalmente, gastos com assistência à saúde. As lesões por acidentes ocupam lugar de destaque no cenário epidemiológico atual e a região facial corresponde a um dos principais sítios de lesões, e por vezes são responsáveis por sequelas físicas irreparáveis. Podem causar debilidade permanente da função mastigatória, estética e fonética, associadas à debilidade física permanente do aparelho estomatognático. O objetivo desse trabalho é determinar as características associadas aos acidentes de trânsito, analisando os aspectos sociodemográficos, região corporal e/ou facial afetada e danos resultantes, em vítimas atendidas no Instituto de Medicina legal de Teresina, Piauí. Trata-se de um estudo transversal baseado nos dados de vítimas de acidentes de trânsito periciadas no Instituto de Medicina Legal de Teresina (IML), PI. Foram analisados 464 laudos emitidos por médicos e odontolegistas, no período de abril a setembro de 2018. Os resultados demonstraram que a maioria das vítimas de acidente de trânsito eram do sexo masculino, apresentavam idade entre 30 a 59 anos, estado civil sem parceiro, e eram empregados. Para estas características, não houve diferença significantes entre os grupos com e sem lesão facial. Além disso, na análise comparativa, as vítimas com lesões faciais apresentaram um percentual mais elevado de vítimas fatais e de acidentes com automóveis, e a maioria das ocorrências foram registradas durante a noite e madrugada. Após análise multivariada, os dados revelaram que a ocorrência de lesões no crânio, tórax e membros superiores estavam associadas a lesões faciais. Observou-se que vítimas com lesão de crânio possuem cerca de 5 vezes mais chance de apresentar lesão na face. A maioria da amostra apresentou em tecido mole na face. Constatou-se que as regiões frontal, orbital, nasal e zigomática foram as mais afetadas. Por serem preveníveis, os acidentes podem e devem ser enfrentados. Assim, é extremamente importante conhecer o perfil das vítimas e as lesões resultantes dessas ocorrências, com relação ao segmento corpóreo afetado e os danos associados, para bem tratá-las e pensar em sua prevenção.
Externo ao Programa - 2126849 - EIDER GUIMARAES BASTOS
Presidente - 4111411 - FERNANDA FERREIRA LOPES