Banca de QUALIFICAÇÃO: VALÉRIA MARIA COSTA TEIXEIRA MALUF

DISCENTE: VALÉRIA MARIA COSTA TEIXEIRA MALUF
DATA: 23/11/2020
LOCAL: Sala virtual do PPGO
TÍTULO: Há influência das alterações das funções orais na qualidade de vida de adolescentes?
PALAVRAS-CHAVES: Qualidade de vida-Respiração-Mastigação-Deglutição-Fonação
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO: Este estudo teve como objetivo verificar se as alterações das funções orais (mastigação, deglutição, respiração e fonação) tem impacto na qualidade de vida, em escolares de 12 anos na cidade de São Luís, Maranhão, Brasil. Trata-se de um estudo transversal de base populacional envolvendo adolescentes de ambos os gêneros com idade de 12 anos, com amostra constituída por 332 escolares. Os dados clínicos foram coletados na escola sob fonte de luz natural. As alterações funcionais do sistema estomatognático (respiração, fonação, mastigação e deglutição) foram as principais variáveis independentes. E a coleta de dados não clínicos foram coletados através de um questionário. Para avaliar o impacto das alterações das funções orais sobre a qualidade de vida foi utilizado o Oral Health Impact Profile -14. A análise de associação entre função oral e severidade do OHIP-14 observou-se nível de severidade mais elevado entre aqueles que apresentavam alteração do tempo de respiração com lábios selados (P = 0,004), alteração no teste do espelho (P = 0,005) e padrão mastigatório unilateral (P= 0,001). As alterações das funções orais impactaram negativamente a qualidade de vida das crianças avaliadas. Cada função do sistema estomatognático influenciou diferentemente as dimensões do instrumento OHIP-14. Algumas mais ligadas ao domínio psicológico e outras correlacionadas diretamente com o domínio físico, limitações funcionais e deficiência.
Interno - 1692624 - ALEX LUIZ POZZOBON PEREIRA
Externo à Instituição - CADIDJA DAYANE SOUSA DO CARMO - UNDB