Banca de QUALIFICAÇÃO: MAURICIO PEREIRA MACEDO

2021-07-23 10:06:22.293

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAURICIO PEREIRA MACEDO
DATA: 26/07/2021
LOCAL: Sala de Aula Virtual do Programa de Pós-Graduação em Odontologia.
TÍTULO: DISBIOSE DA MICROBIOTA SUBGENGIVAL E PARTO PREMATURO
PALAVRAS-CHAVES: Periodontite; Doença periodontal; Disbiose Oral; Microbioma Oral; Prematuridade; Pré-termo.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO: O Parto Prematuro é um problema de saúde multifatorial que representa um desafio para a saúde pública mundial, e a disbiose do microbioma materno é atualmente um dos principais campos de estudos que investigam a influência subjacente de nichos reprodutivos e não reprodutivos sobre a regulação do tempo de parto. Portanto, a fim de se fornecer maior abrangência para o conhecimento da plausibilidade biológica dos mecanismos subjacentes entre prematuridade e doença periodontal, esta tese se propõe a sistematizar os periodontopatógenos que têm sido associados ao parto prematuro (Capítulo I), fazer a caracterização do microbiota subgengival de puérperas de um hospital universitário de São Luís, e explorar associações entre seus parâmetros clínicos, disbiose do microambiente subgengival e parto prematuro (Capítulo II). O Capítulo I consiste em revisão sistemática que investigou a associação entre o nível de disbiose da microbiota subgengival e prematuridade, em que foram elegíveis estudos do tipo transversal, caso-controle ou coorte foram elegíveis nesta revisão sistemática, pesquisada no PubMed / MEDLINE, Web of Science, SCOPUS, Scielo, Lilacs, publicado até abril de 2020, utilizando os descritores: "Periodontitis", "Periodontal Disease", "Oral Dysbiosis", "Oral Microbiome", "Prematurity" e "Preterm". Os desfechos foram parto prematuro ou ruptura prematura de membranas. A escala Newcastle - Ottawa foi utilizada por dois revisores independentes para avaliar a qualidade dos estudos. Os critérios de inclusão foram atendidos por doze estudos, mostrando que o risco aumentado de parto prematuro pode estar associado ao grau de disbiose periodontal, com ação de novos periodontopatógenos do complexo verde. No Capítulo II foi realizado um estudo caso-controle, sendo um recorte de estudo longitudinal (coorte prospectiva), do qual participaram mães que estavam no puerpério imediato. Atenderam aos critérios de inclusão e exclusão uma amostra de 25 puérperas oriundas de uma população de estudo de 107 gestantes examinadas. Foram coletadas as características gerais, informações sistêmicas e odontológicas, como hábitos de vida, condição gengival, e dados obstétricos. O exame periodontal foi realizado à beira leito até 48 horas pós-parto, com as puérperas em decúbito dorsal. Todas as participantes se submeteram ao exame clínico periodontal boca toda, seguindo os seguintes parâmetros Profundidade de Sondagem (PS), Índice de sangramento do sulco (ISS), e Nível de Inserção Clínica (NIC). As amostras de biofilme subgengival foram obtidas de um sítio saudável e de um sítio doente (≥ 4 mm, perda de inserção de 3 mm ou mais e sangramento à sondagem no mesmo sítio) e foram depositados em tubos estéreis tipo eppendorfs contendo solução tampão Tris-EDTA, em seguida armazenado em freezer a -20 ° C. Todas as reações foram quantificadas individualmente em poços separados para cada uma das espécies bacterianas e foram realizadas em triplicatas A detecção bacteriana por reação em cadeia da polimerase (qPCR) foi realizada em um volume total de reação de 20 μL, com quantificação total de DNA bacteriano foi utilizando o primer Universal 16SrDNA para análise da composição microbiana do biofilme subgengival dos periodontopatógenos Pg, Td, Pi e Fn. . O teste de Shapiro-Wilk foi utilizado para aferir a normalidade da distribuição das variáveis numéricas, analisadas entre os grupos por meio dos testes T de Student independente ou Mann-Whitney. As variáveis categóricas foram comparadas nos grupos por meio dos testes Qui-quadrado ou exato de Fisher. O nível de significância adotado para todos os testes foi de 5%. Os achados revelaram que as puérperas sem e com parto prematuro não apresentaram diferenças significativas na condição periodontal quanto aos parâmetros clínicos PS e NIC, e que houve diferença significativa entre os sítios saudável e doente, com maior concentração neste último para Pg, Pi e para a soma de todos os quatros periodontopatógenos estudados. Pi e Pg, isoladas ou em conjunto com Td e Fn com valores mais significativos nos sítios doentes parecem significar o direcionamento das primeiras no processo de desequilíbrio do biofilme, e podem indicar uma possível contribuição no desfecho parto prematuro.
Externo ao Programa - 4104801 - ADRIANA DE FATIMA VASCONCELOS PEREIRA
Presidente - 4111411 - FERNANDA FERREIRA LOPES