Banca de DEFESA: MAURICIO PEREIRA MACEDO

2021-08-25 09:12:24.051

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAURICIO PEREIRA MACEDO
DATA: 30/08/2021
LOCAL: Sala Virtual do PPGO
TÍTULO: DISBIOSE DA MICROBIOTA SUBGENGIVAL E PARTO PREMATURO
PALAVRAS-CHAVES: Periodontite; Doença periodontal; Disbiose Oral; Microbioma Oral; Prematuridade; Pré-termo.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO: Os desfechos adversos da gestação, como o parto prematuro (PP), representam um desafio para a saúde pública mundial, e a disbiose do microbioma materno é atualmente um dos principais campos de estudos que investigam a influência subjacente de nichos reprodutivos e não reprodutivos humanos sobre a regulação do tempo de parto. A fim de se fornecer maior abrangência para o conhecimento da plausibilidade biológica dos mecanismos subjacentes entre prematuridade e doença periodontal, esta tese se propõe a sistematizar o conhecimento sobre os periodontopatógenos detectados em sítio subgengival que têm sido associados ao parto prematuro(Capítulo I), caracterizar a microbiota subgengival de puérperas de um hospital universitário de São Luís, e explorar associações entre seus parâmetros clínicos, disbiose do microambiente subgengival e parto prematuro (Capítulo II). O Capítulo I consiste em revisão sistemática que investigou a associação entre o nível de disbiose da microbiota subgengival e prematuridade, em que foram elegíveis estudos do tipo transversal, caso-controle ou coorte pesquisados no PubMed / MEDLINE, Web of Science, SCOPUS, Scielo, Lilacs, publicados até abril de 2020, utilizando os descritores: "Periodontitis", "Periodontal Disease", "Oral Dysbiosis", "Oral Microbiome", "Prematurity" e "Preterm". Os desfechos foram parto prematuro ou ruptura prematura de membranas (RPM). A escala Newcastle - Ottawa foi utilizada por dois revisores independentes para avaliar a qualidade dos estudos. Os critérios de inclusão foram atendidos por doze estudos, mostrando que o risco aumentado de parto prematuro pode estar associado ao grau de disbiose periodontal, com ação de novos periodontopatógenos do complexo verde. No Capítulo II foi realizado um estudo caso-controle aninhado a uma coorte, do qual participaram mães que estavam no puerpério imediato. Atenderam aos critérios de inclusão e exclusão uma amostra de 25 puérperas oriundas de uma população de estudo de 107 gestantes examinadas. Foram coletadas as características gerais, informações sistêmicas e odontológicas, como hábitos de vida, condição gengival e dados obstétricos. O exame periodontal foi realizado à beira leito até 48 horas pós-parto. Todas as participantes se submeteram ao exame clínico periodontal boca toda, seguindo os parâmetros: Profundidade de Sondagem (PS), Índice de Sangramento Gengival (ISG), e Nível de Inserção Clínica (NIC). As amostras de biofilme subgengival foram obtidas de um sítio saudável e de um sítio doente (PS ≥ 4 mm, perda de inserção de 3 mm ou mais e sangramento à sondagem no mesmo sítio) e foram depositados e armazenados em tubos estéreis tipo eppendorfs contendo solução tampão Tris-EDTA a -20 ° C. Ensaios de reação em cadeia da polimerase em tempo real foram ulizados para quantificar quatro periodontopatógenos: Porphyromonas gingivalis (Pg), Treponema denticola (Td), Prevotela intermedia (Pi) e Fusobacterium nucleatum (Fn). O teste de Shapiro-Wilk foi utilizado para aferir a normalidade da distribuição das variáveis numéricas, analisadas entre os grupos por meio dos testes T de Student independente ou Mann-Whitney. As variáveis categóricas foram comparadas nos grupos por meio dos testes Qui-quadrado ou exato de Fisher. O nível de significância adotado para todos os testes foi de 5%. Os achados revelaram que as puérperas sem e com parto prematuro não apresentaram diferenças significativas na condição periodontal quanto aos parâmetros clínicos PS e NIC, e que houve diferença significativa entre a quantificação bacteriana dos sítios saudável e doente, com maior concentração neste último para Pg, Pi e para a soma de todos os quatros periodontopatógenos estudados. Pg e Pi, isoladas ou em conjunto com Td e Fn, com valores mais significativos nos sítios doentes parecem significar o direcionamento destas no processo de desequilíbrio do biofilme, e podem indicar uma possível contribuição no desfecho parto prematuro.
Presidente - 4111411 - FERNANDA FERREIRA LOPES
Externo ao Programa - 2065143 - FLAVIA CASTELLO BRANCO VIDAL CABRAL