Banca de QUALIFICAÇÃO: SÂNGELA MARIA DA SILVA PEREIRA

2021-10-18 12:32:53.945

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SÂNGELA MARIA DA SILVA PEREIRA
DATA: 20/10/2021
LOCAL: meet.google.com/ysy-akcw-wag
TÍTULO: FATORES DE RISCO PARA DOENÇAS NÃO TRANSMISSÍVEIS BUCAIS E SISTÊMICAS NOS PRIMEIROS 1000 DIAS DE VIDA: A ODONTOLOGIA NA PERSPECTIVA DOHAD
PALAVRAS-CHAVES: primeiros 1000 dias, teoria DOHaD, cárie dentária, gengivite, doenças crônicas não transmissíveis.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO: A cárie dentária e a doença periodontal são as doenças crônicas não transmissíveis (DNT) mais comuns em todo mundo. Apesar dessas DNT bucais não estarem associadas diretamente com a mortalidade, elas partilham fatores de risco comuns modificáveis e metabólicos com outras DNT de maior mortalidade no futuro. A prevenção desses fatores de risco comuns pode levar a prevenção do estabelecimento precoce das DNT bucais e sistêmicas. Exposições ambientais durante os primeiros 1000 dias de via (270 dias da gestação mais os 365 dias do primeiro ano de vida e os 365 dias do segundo de vida) parecem ter forte influência na regulação epigenética, aumentando a predisposição à DNT. A associação entre exposições precoces entre variáveis do período do pré-natal e dos primeiros mil dias de vida com as DNT bucais envolvem relações de multicausalidade e temporalidade entre variáveis que podem ser melhor estudadas por modelagem de equações estruturais (MEE). O capítulo I desta tese foi o artigo “Carga de Doenças Bucais Crônicas nos primeiros 1000 dias de vida: a Odontologia na Pesrspectiva DOHaD, Coorte BRISA”, que teve como objetivo analisar as associações entre fatores de risco comportamentais (açúcares de adição, álcool, tabagismo e obesidade) e DNT bucais na gestante com o consumo de açúcar, obesidade e na Carga de Doenças Bucais Crônicas nos primeiros 1000 dias de vida da criança. Trata-se de um estudo prospectivo envolvendo dois momentos da coorte de pré-natal BRISA de São Luís (n=1141), onde o desfecho foi a variável latente Carga de Doenças Bucais Crônicas, formada pela variância compartilhada de três indicadores: placa visível, gengivite e cárie dentária. Um modelo teórico que incluiu fatores do pré-natal e do segundo ano de vida foi analisado em associação com a Carga de Doenças Bucais Crônicas através da MEE. Como resultados, observou-se que as DNT bucais estão agrupadas em gestantes bem como comportamentos de risco para DNT estão correlacionados na gestação, observou-se ainda que a Carga de Doenças Bucais Crônicas já é observável nos primeiros 1000 dias de vida, explicada pela obesidade e o consumo de açúcar nas crianças, os quais agem de forma intergeracional. O capítulo II desta tese foi o artigo original “Caminhos na associação entre o consumo de açúcar de adição, obesidade em díades mãe-filho e Carga de Doenças Bucais Crônicas” na primeira infância, que teve como objetivo modelar os caminhos para a associação entre a situação socioeconômica, frequência de consumo de açúcar de adição e obesidade nas díades mãe-filho com a Carga de Doenças Bucais Crônicas na primeira infância. Trata-se de um estudo de base populacional conduzido em crianças pré-escolares de escolas públicas de São Luís, Brasil (n=674) e suas mães. Um modelo teórico que incluiu variáveis socioeconômicas e maternas foi analisado em associação com a Carga de Doenças Bucais Crônicas através da MEE. Como resultado a Carga de Doenças Bucais Crônicas esteve presente na primeira infância e foi explicada pelo maior consumo de açúcares pelas díades mãe-filho, além disso a obesidade materna explicou um maior sobrepeso da criança. O capítulo III desta tese foi o e-book original “Os primeiros 1000 dias de vida como uma oportunidade para a prevenção das DCNT bucais e sistêmicas: O que o cirurgião-dentista precisa saber?”, que teve como objetivo fazer com que o cirurgião-dentista reconheça os primeiros 1000 dias de vida como uma oportunidade para prevenção das DNT bucais e sistêmicas. O e-book foi utilizado como material complementar do curso de Saúde Bucal na Atenção Primária da Universidade Aberta do SUS que já formou mais de 14 mil cirurgiões-dentistas de rede. O capítulo IV desta tese foi o e-book original “Riscos do consumo de açúcares de adição nos primeiros 1000 dias de vida: O que o Agente Comunitário de Saúde precisa saber?”, que teve como objetivo fazer com que os Agentes Comunitários de Saúde compreendam os riscos do consumo de açúcares de adição nos primeiros 1000 dias de vida e reconheçam as orientações preventivas que devem ser ofertadas por eles nas visitas domiciliares às gestantes, puérperas, mães e responsáveis por bebês e crianças. Na presente tese, as análises da variável Carga de Doenças Bucais Crônicas como uma latente contínua formada por indicadores clínicas de cargas convergentes reduziu o erro de aferição desse desfecho. Nossos achados suportam que uma abordagem preventiva integrada entre DNT bucais e sistêmicas focada em fatores de risco comuns, levam a uma prevenção primordial nos primeiros 1000 dias de vida, colocando a Odontologia no epicentro da perspectiva DOHAD.
Externo ao Programa - 2044959 - ANA MARGARIDA MELO NUNES
Presidente - 1210245 - CECILIA CLAUDIA COSTA RIBEIRO DE ALMEIDA