Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDNA LUISA OLIVEIRA MONTEIRO

2021-11-08 10:23:54.834

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDNA LUISA OLIVEIRA MONTEIRO
DATA: 09/11/2021
HORA: 08:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Fatores de risco comportamentais para as Doenças Não-Transmissíveis estão associadas com a cárie dental em adolescentes?
PALAVRAS-CHAVES: fatores de risco comportamentais, dieta não-saudável, tabagismo, uso abusivo do álcool, doenças não transmissíveis, cárie dentária, adolescentes
PÁGINAS: 78
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO: A cárie dentária é a doença não-transmissível (DNT) mais prevalente no mundo, tendo sido associada com outras DNT sistêmicas, como a asma em crianças e adolescentes, e risco cardiovascular e diabetes mellitus na vida adulta. Estas associações podem estar relacionadas a fatores de risco comportamentais e modificáveis que essas DNT compartilham. A adolescência é um período sensível, representa a segunda janela de oportunidades ao desenvolvimento humano e prevenção das DNT; e é neste período muitos comportamentos de riscos se instalam ou se consolidam, com repercussões na saúde do adulto. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo analisar a correlação dos fatores de risco comportamentais (dieta não saudável, tabagismo e consumo abusivo do álcool), e suas associações com a cárie dentária em adolescentes, por meio da Modelagem com Equações Estruturais (MEE). Trata-se de um estudo transversal de base populacional (n=2515) com dados do 2º seguimento da coorte RPS realizada em 2016, com informações de adolescentes entre 18 e 19 anos, de ambos os sexos, nascidos na cidade de São Luís – MA. O Padrão Dieta Não-Saudável foi formado pela variância compartilhada do consumo de açúcares, fast foods e salgadinhos, enquanto a latente Comportamentos Viciantes foi formada pela variância compartilhada da variável tabagismo e risco de dependência do álcool. O desfecho cárie foi uma variável discreta, formada pelo número de dentes cariados, componente C do índice CPOD. O modelo teórico construído analisou as associações entre as latentes Situação Socioeconômica (potencial confundidor), Padrão Dieta Não-Saudável e Comportamentos Viciantes em associação com a cárie através da MEE, utilizando o software Mplus 7.0. Como resultados, o Padrão Dieta Não-Saudável e Comportamentos Viciantes estavam correlacionados nos adolescentes (CP=0.198, p <0.001). Além disso, Padrão Dieta Não-Saudável foi diretamente associado a gravidade de cárie (CP=0.074, p=0.003) e mediado via biofilme oral (CP=0.018, p=0.001). Comportamentos Viciantes foram associados a cárie somente pela via indireta, mediado pelo acúmulo do biofilme oral (CP=0.018, p=0.014). O presente estudo identificou que fatores de risco comportamentais, como a dieta não-saudável, tabagismo e uso abusivo de álcool estão correlacionados entre si, e associados com a cárie dentária em adolescentes. Portanto, políticas públicas para prevenção e controle da cárie devem ser integradas à prevenção de outras DNT de maior mortalidade, com maior impacto no futuro de crianças e adolescentes.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2044959 - ANA MARGARIDA MELO NUNES
Presidente - 1210245 - CECILIA CLAUDIA COSTA RIBEIRO DE ALMEIDA

fim do conteúdo