Banca de DEFESA: CHRISTYANN LIMA CAMPOS BATISTA

2022-07-08 10:09:10.733

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CHRISTYANN LIMA CAMPOS BATISTA
DATA: 13/07/2022
LOCAL: Sala de Aula do PPGO
TÍTULO: INFLUÊNCIA DA ANQUILOGLOSSIA NAS CARACTERÍSTICAS DO ALEITAMENTO MATERNO EM LACTENTES NOS PRIMEIROS MESES DE VIDA
PALAVRAS-CHAVES: Anquiloglossia. Aleitamento Materno. Desmame. Insuficiência de Crescimento. Autoeficácia. Dor.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO: Introdução: A anquiloglossia, conhecida popularmente como língua presa, é uma alteração congênita que limita os movimentos funcionais da língua. A prevalência pode chegar em até 8% dos lactentes menores de 1 ano. Entre os impactos causados pela alteração podem-se destacar os problemas na alimentação, na fala, habilidades sociais e na saúde bucal. Ao longo dos últimos anos, pesquisadores tem se debruçado em analisar os impactos desta alteração no aleitamento materno, uma prática de alimentação que promove melhora da saúde das populações. No aleitamento materno, tem sido reportadas alterações que podem causar dor, problemas de crescimento e até desmame precoce. Esta pesquisa analisou dados de uma coorte prospectiva investigando os impactos das anquiloglossia na amamentação. Objetivos: analisar a influência da anquiloglossia na continuidade do aleitamento materno exclusivo (AME) e na evolução do crescimento de lactentes (Capítulo I) e analisar os aspectos funcionais do aleitamento materno, autoeficácia e dor ao amamentar em recém-nascidos de acordo com a severidade da anquiloglossia (Capítulo II). Métodos: Estudo do tipo coorte prospectiva realizado no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, em São Luís, Brasil. Foram acompanhados 225 lactentes e suas mães nos seis primeiros meses de vida, atendidos no Banco de Leite Humano, centro especializado em dificuldades no aleitamento materno. No segundo artigo, uma amostra 81 lactentes com anquiloglossia aninhada à coorte foi selecionada para avaliar aspectos de aleitamento de acordo com a severidade da alteração. Foram coletados dados sobre o tempo de aleitamento e as medidas de crescimento peso e comprimento, sendo ainda calculados o Índice de Massa Corporal (IMC) e os escores Z do peso, comprimento e IMC para a idade. Para avaliar a qualidade do aleitamento, foram utilizadas as escalas LATCH Scoring System e o Formulário da Observação da Mamada do Fundo das Nações Unidas para a Infância (BOF-UNICEF). A percepção de dor materna foi avaliada pelo Short Form of the McGill Pain Questionnaire. A autopercepção materna de eficácia de amamentação foi mensurada pelo Breastfeeding Self-Efficacy Scale-Short Form. Medidas de associação foram realizadas através dos testes Qui-quadrado ou Exato de Fisher para variáveis categóricas e dos testes T de Student ou do teste U de Mann-Whitney. O teste de ANOVA de medidas repetidas foi utilizado para avaliar as medidas de crescimento. Foram calculados a razão de chances e risco relativo para desmame. Análises de regressão incluíram os testes de regressão logística e linear. O nível de significância adotado foi de 5% (p<0,05). As análises foram conduzidas no programa IBM SPSS Statistics (versão 26). Resultados: A anquiloglossia esteve associada com o desmame antes do sexto mês de vida. Após análise ajustada, foi detectado maior risco de desmame nos bebês com a alteração presente (p<0,001, OR 4,49 IC95% = [2,29-8,80]). Na comparação de sobrevida, o tempo de aleitamento nas crianças com anquiloglossia foi menor quando comparadas às crianças sem alteração (log-rank p<0,001). Não foram encontradas diferenças significantes nas medidas de crescimento dos bebês acompanhados quando comparados entre si. Foi detectada uma associação significante no aspecto de sucção avaliado pelo BOF-UNICEF (p-valor 0,013, β = 0,22 IC95% = [0,07-0,73]). Os grupos não diferiram na avaliação realizada pela escala LATCH e na autoeficácia do aleitamento (p>0,05). Os escores de dor também não diferiram entre os grupos estudados. Conclusão: A anquiloglossia esteve associada com o desmame. Os bebês com a alteração apresentaram tempo menor de AME quando comparados aos com frênulo lingual normal, porém não influenciou o crescimento dos bebês até os 6 meses de idade. Na análise sobre a severidade da alteração, observou-se que os lactentes com anquiloglossia severa podem ter dificuldades no aspecto isolado de sucção, porém essa alteração não parece afetar a qualidade do aleitamento, a autopercepção materna e nem piorar a percepção de dor ao amamentar em comparação com bebês com alteração leve.
Presidente - 1692624 - ALEX LUIZ POZZOBON PEREIRA
Externo ao Programa - 2044959 - ANA MARGARIDA MELO NUNES