PPGO lança livro digital em parceria com a UNASUS e USP

2022-10-04 13:58:29.336

Pesquisadores do PPGO-UFMA em parceria com a Universidade Aberta do SUS (UNASUS) e Universidade de São Paulo (USP) publicaram o livro digital intitulado "Os primeiros mil dias de vida: a Odontologia na perspectiva DOHaD".

O livro aborda a "Teoria das Origens Desenvolvimentistas da Saúde e da Doença", da sigla em inglês DOHaD. Esta área do conhecimento científico objetiva compreender como o ambiente na vida precoce pode repercutir no risco em desenvolver doenças não transmissíveis ao longo da vida.

Neste material, sob a ótica da Teoria DOHaD, os autores apontam as premissas que suportam a Odontologia nessa perspectiva e especialmente discutem as ações do cirurgião-dentista no acompanhamento das gestantes, no puerpério e atenção integral à saúde da criança nos Primeiros Mil Dias de Vida.