Banca de QUALIFICAÇÃO: HELOIZA VIANA FREITAS DE MELO

2022-10-05 09:42:58.256

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELOIZA VIANA FREITAS DE MELO
DATA: 06/10/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: EFEITO DO XAROPE DE MILHO RICO EM FRUTOSE SOBRE TECIDOS PERIODONTAIS E MARCADORES SISTÊMICOS EM RATOS
PALAVRAS-CHAVES: Periodontite, Inflamação, Reabsorção óssea, Xarope de milho rico em frutose, Ratos Wistar.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO: O consumo excessivo de açúcares de adição, incluindo o xarope de milho rico em frutose (HFCS), foi associado a alterações em parâmetros clínicos periodontais, como a profundidade de sondagem e o sangramento à sondagem. Entretanto, possíveis mecanismos associados a alterações na resposta imuno-inflamatória local do hospedeiro e a destruição periodontal advindos do seu uso crônico permanecem desconhecidos. Este estudo in vivo avaliou o efeito do consumo do HFCS sobre marcadores inflamatórios e parâmetros ósseos microtomográficos em ratos com periodontite, considerando duas situações experimentais: 1) modelo de doença periodontal espontânea (reabsorção óssea alveolar ocorrida naturalmente); e 2) modelo de doença periodontal induzida por ligadura em ratos. Foram utilizados ratos machos Wistar (Rattus norvegicus albinus). Os animais foram acondicionados em gaiolas individuais (modelo de doença periodontal espontânea) ou em gaiolas contendo 4 animais (modelo de doença periodontal induzida). No modelo dedoença periodontal / reabsorção óssea alveolar espontânea, foram utilizados animais com um mês de idade, divididos em dois grupos experimentais (n=7 animais/ grupo): 1) Grupo controle: animais que receberam ração balanceada e água ad libitum; e 2) Grupo HFCS: animais que receberam ração balanceada + HFCS 30%. As bebidas foram administradas em bebedouro durante o período experimental de 9 semanas. No modelo induzido, os animais foram divididos em três grupos (n=6/grupo): 1) Controle: Consumo de água, sem periodontite; 2) Ligadura: Consumo de água, com periodontite; 3) Ligadura+HFCS: Consumo de HFCS, com periodontite induzida, sendo o tratamento administrado em bebedouro (30%) e por gavagem oral diária (1g/kg). A periodontite foi induzida por ligadura por 15 dias, e o tempo de tratamento foi de 30 dias. As hemimandíbulas, foram avaliadas quanto a reabsorção óssea alveolar (análises morfométrica e microtomográfica). A expressão gênica de (IL)-1β, metaloproteinase da matriz (MMP)-9 e óxido nítrico sintase induzida (iNOS) no tecido gengival foram determinadas por reação em cadeia da polímerase por transcriptase reversa em tempo real(RT-qPCR). As concentrações de proteínas totais e óxido nítrico (NO) foram determinadas no plasma pelos métodos de Bradford e Griess, respectivamente. O sangue foi coletado para avaliação da glicemia em jejum (modelo de DP espontânea), e o fígado foi submetido a análise histopatológica (modelo de DP induzida). Os resultados foram analisados utilizando-se ANOVA seguido pelo teste de Tukey ou teste t de Student ou Mann-Whitney, considerando-se nível de significância de 5%. No modelo espontâneo, os animais dos grupos controle e HFCS apresentaram ganho de peso significativo durante o experimento, sem diferença entre eles (P>0,05). O grupo HFCS apresentou maior consumo de ração e bebida comparado ao grupo controle (P<0,05). A avaliação por micro-CT mostrou que o grupo HFCS apresentou maior fator de padrão trabecular quando comparado ao controle (P<0,05), sem diferenças significativas nos demais parâmetros ósseos avaliados. As expressões de IL-1β, MMP-9 e iNOS foram mais elevadas no grupo HFCS que no grupo controle (P<0,05). Não houve diferença significativa entre os grupos quanto aos valores de glicemia em jejum ou às concentrações de proteínas totais e NO no tecido gengival e no plasma. No modelo induzido, o grupo Ligadura+HFCS apresentou menor consumo de ração e maior consumo de bebida comparado aos demais grupos (P<0,05). Também apresentou maior reabsorção óssea alveolar na mesial do primeiro molar quando comparado aos demais (P<0,05). Na análise por tomografia microcomputadorizada (micro-CT), o grupo Ligadura + HFCS apresentou maior razão volume ósseo/superfície óssea e menor espessura de trabéculas comparado aos demais grupos (P<0,05). As expressões de IL-1β e iNOS foram mais elevadas no grupo Ligadura+HFCS que nos demais grupos (P<0,05). Não houve diferença entre os grupos quanto às concentrações plasmáticas de proteínas totais/NO ou parâmetros histopatológicos no fígado. Concluiu-se que o consumo de HFCS aumentou a reabsorção óssea alveolar no modelo de doença periodontal induzida por ligadura e aumentou a inflamação local em modelo de doença periodontal espontânea em ratos, sugerindo uma influência do HFCS sobre mecanismos associados ao desenvolvimento da reabsorção óssea alveolar. O fato de avaliar a doença periodontal em ambos os modelos nos mostra os efeitos do HFCS quando já se tem uma doença já estabelecida e quando a doença ocorre naturalmente.
Interno - 4111411 - FERNANDA FERREIRA LOPES
Presidente - 2906142 - LUCIANA SALLES BRANCO DE ALMEIDA