Banca de DEFESA: HELOIZA VIANA FREITAS DE MELO

2022-11-07 15:04:41.081

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELOIZA VIANA FREITAS DE MELO
DATA: 14/11/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: EFEITO DO XAROPE DE MILHO RICO EM FRUTOSE SOBRE TECIDOS PERIODONTAIS E MARCADORES SISTÊMICOS EM RATOS
PALAVRAS-CHAVES: Periodontite, Inflamação, Reabsorção óssea, Xarope de milho rico em frutose, Ratos Wistar.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO: O consumo excessivo de açúcares de adição, incluindo o xarope de milho rico em frutose (HFCS), foi associado a alterações em parâmetros clínicos periodontais, como a profundidade de sondagem e o sangramento à sondagem. Entretanto, possíveis mecanismos associados a alterações na resposta imuno-inflamatória local do hospedeiro e a destruição periodontal advindos do seu uso crônico permanecem desconhecidos. Este estudo in vivo avaliou o efeito do consumo do HFCS sobre marcadores inflamatórios e parâmetros ósseos microtomográficos em ratos com periodontite, considerando duas situações experimentais: 1) modelo de doença periodontal espontânea (reabsorção óssea alveolar ocorrida naturalmente); e 2) modelo de doença periodontal induzida por ligadura em ratos. Este trabalho é composto por 2 capítulos: o primeiro foca no efeito do consumo HFCS na inflamação e reabsorção óssea alveolar na periodontite induzida por ligadura em ratos com um N=18 ratos machos Wistar (Rattus norvegicus albinus) e o segundo capítulo aborda o impacto do consumo de HFCS sobre parâmetros ósseos e inflamatórios em ratos com reabsorção óssea alveolar espontânea com um N=14 animais. Os animais foram acondicionados em gaiolas individuais (modelo de doença periodontal espontânea) ou em gaiolas contendo 4 animais (modelo de doença periodontal induzida). No modelo dedoença periodontal / reabsorção óssea alveolar espontânea, foram utilizados animais com um mês de idade, divididos em dois grupos experimentais (n=7 animais/ grupo): 1) Grupo controle: animais que receberam ração balanceada e água ad libitum; e 2) Grupo HFCS: animais que receberam ração balanceada + HFCS 30%. As bebidas foram administradas em bebedouro durante o período experimental de 9 semanas. No modelo induzido, os animais foram divididos em três grupos (n=6/grupo): 1) Controle: Consumo de água, sem periodontite; 2) Ligadura: Consumo de água, com periodontite; 3) Ligadura+HFCS: Consumo de HFCS, com periodontite induzida, sendo o tratamento administrado em bebedouro (30%) e por gavagem oral diária (1g/kg). A periodontite foi induzida por ligadura por 15 dias, e o tempo de tratamento foi de 30 dias. As hemimandíbulas, foram avaliadas quanto a reabsorção óssea alveolar (análises morfométrica e microtomográfica). A expressão gênica de (IL)-1β, metaloproteinase da matriz (MMP)-9 e óxido nítrico sintase induzida (iNOS) no tecido gengival foram determinadas por reação em cadeia da polímerase por transcriptase reversa em tempo real(RT-qPCR). As concentrações de proteínas totais e óxido nítrico (NO) foram determinadas no plasma pelos métodos de Bradford e Griess, respectivamente. O sangue foi coletado para avaliação da glicemia em jejum (modelo de DP espontânea), e o fígado foi submetido a análise histopatológica (modelo de DP induzida). Os resultados foram analisados utilizando-se ANOVA seguido pelo teste de Tukey ou teste t de Student ou Mann-Whitney, considerando-se nível de significância de 5%. No modelo espontâneo, os animais dos grupos controle e HFCS apresentaram ganho de peso significativo durante o experimento, sem diferença entre eles (P>0,05). O grupo HFCS apresentou maior consumo de ração e bebida comparado ao grupo controle (P<0,05). A avaliação por micro-CT mostrou que o grupo HFCS apresentou maior fator de padrão trabecular quando comparado ao controle (P<0,05), sem diferenças significativas nos demais parâmetros ósseos avaliados. As expressões de IL-1β, MMP-9 e iNOS foram mais elevadas no grupo HFCS que no grupo controle (P<0,05). Não houve diferença significativa entre os grupos quanto aos valores de glicemia em jejum ou às concentrações de proteínas totais e NO no tecido gengival e no plasma. No modelo induzido, o grupo Ligadura+HFCS apresentou menor consumo de ração e maior consumo de bebida comparado aos demais grupos (P<0,05). Também apresentou maior reabsorção óssea alveolar na mesial do primeiro molar quando comparado aos demais (P<0,05). Na análise por tomografia microcomputadorizada (micro-CT), o grupo Ligadura + HFCS apresentou maior razão volume ósseo/superfície óssea e menor espessura de trabéculas comparado aos demais grupos (P<0,05). As expressões de IL-1β e iNOS foram mais elevadas no grupo Ligadura+HFCS que nos demais grupos (P<0,05). Não houve diferença entre os grupos quanto às concentrações plasmáticas de proteínas totais/NO ou parâmetros histopatológicos no fígado. Concluiu-se que o consumo de HFCS aumentou a reabsorção óssea alveolar no modelo de doença periodontal induzida por ligadura e aumentou a inflamação local em modelo de doença periodontal espontânea em ratos, sugerindo uma influência do HFCS sobre mecanismos associados ao desenvolvimento da reabsorção óssea alveolar.O fato de avaliar a doença periodontal em ambos os modelos nos mostra os efeitos do HFCS quando já se tem uma doença já estabelecida e quando a doença ocorre naturalmente.
Externo ao Programa - 4104801 - ADRIANA DE FATIMA VASCONCELOS PEREIRA
Interno - 407658 - CLAUDIA MARIA COELHO ALVES