Banca de QUALIFICAÇÃO: VALBIANA CRISTINA MELO DE ABREU ARAUJO

DISCENTE: VALBIANA CRISTINA MELO DE ABREU ARAUJO
DATA: 22/11/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: AVALIAÇÃO DO EFEITO DO XAROPE DE MILHO RICO EM FRUTOSE SOBRE MEDIADORES INFLAMATÓRIOS LOCAIS E SISTÊMICOS EM RATOS COM REABSORÇÃO ÓSSEA ALVEOLAR ESPONTÂNEA.
PALAVRAS-CHAVES: Doenças periodontais. Xarope de milho rico em frutose. Inflamação. Reabsorção óssea.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO: O xarope de milho rico em frutose (HFCS) é um açúcar largamente utilizado, de primeira escolha na indústria e seu alto consumo tem sido associado à inflamação sistêmica e doenças bucais como a doença periodontal. Objetivo: Avaliar a influência da ingestão prolongada do HFCS sobre mediadores inflamatórios locais e sistêmicos e a reabsorção óssea alveolar espontânea em ratos. Métodos: Foram formados 2 grupos com ratos machos, Wistar (n=8/grupo); 1) Grupo controle: animais que receberam ração balanceada e água ad libitum; 2) Grupo HFCS: animais que receberam ração balanceada + HFCS 20% por 12 horas diárias. As bebidas foram administradas em bebedouro. O peso, bem como o consumo de ração e bebida foram avaliados semanalmente. Após o período experimental de 12 semanas, os animais foram eutanasiados e as hemimandíbulas, tecidos gengivais, plasma e órgãos (fígado e rim) foram coletados e armazenados para avaliações subsequentes de reabsorção óssea alveolar, mediadores inflamatórios ou mudanças histopatológicas. O tecido gengival e o plasma foram submetidos a análises da produção de fator de necrose tumoral (TNF-α) e interleucina (IL) IL-1β, IL-6, IL-17 por meio do ensaio imunológico Milliplex/ MagPix. As hemimandíbulas foram utilizadas para avaliação da reabsorção óssea alveolar no primeiro molar inferior direito por meio de análise radiográfica. O fígado e os rins foram submetidos a uma análise histopatológica. Resultados: Os animais dos grupos controle e HFCS apresentaram ganho de peso significativo ao longo do experimento, sem diferença entre eles (P>0,05). O grupo HFCS apresentou elevado consumo da bebida açucarada (P<0,05) quando comparada ao seu consumo de água e o consumo de água do grupo controle. As concentrações de proteínas totais, TNF-α e IL-17 no tecido gengival foram maiores no grupo HFCS em relação ao grupo controle (P<0,05), sem diferenças para as concentrações de IL-1β e IL-6 entre os grupos (P>0,05). No plasma, não houve diferenças nas concentrações de proteínas totais nem das citocinas inflamatórias avaliadas entre os grupos (P>0,05) Observou-se maior reabsorção óssea alveolar na região distal do primeiro molar no grupo HFCS (P<0,05) quando comparado ao grupo controle. Não foram observadas alterações histopatológicas no fígado e nos rins dos animais quando comparados os grupos controle e HFCS. Conclusão: O consumo prolongado de HFCS levou ao aumento da produção de citocinas inflamatórias no tecido gengival e da reabsorção óssea alveolar em ratos com doença periodontal espontânea, sem influência nas concentrações plasmáticas dos marcadores avaliados.
Externo à Instituição - GISELLE CUTRIM DE OLIVEIRA SANTOS - UEMA
Presidente - 2906142 - LUCIANA SALLES BRANCO DE ALMEIDA