Banca de QUALIFICAÇÃO: SUSILENA AROUCHE COSTA

2022-11-29 10:36:39.632

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUSILENA AROUCHE COSTA
DATA: 30/11/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: CARGA DE DOENÇAS BUCAIS CRÔNICAS: FATORES DE RISCO ASSOCIADOS AO AGRUPAMENTO DA CÁRIE E PERIODONTITE AO LONGO DO CICLO DA VIDA
PALAVRAS-CHAVES: cárie, periodontite crônica, dentes perdidos, doenças periodontais
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO: Introdução: Cárie e periodontite são um importante problema de saúde pública global, cuja prevalência tem permanecido quase estática nos últimos trinta anos. Em 2018, nosso grupo observou forte correlação entre indicadores de cárie e periodontite em adolescentes (17-18 anos) e crianças (3-5 anos) brasileiras formando uma variável latente denominada Carga de Doenças Bucais Crônicas. A pior condição socioeconômica, o alto consumo de açúcar de adição, a obesidade e níveis elevados de IL-6 foram associados à Carga de Doenças Bucais Crônicas em adolescentes brasileiros. Considerando tais fatos, esta tese teve como objetivos: 1- investigar a Carga de Doenças Bucais em outra população, ou seja, investigar se há agrupamento de indicadores de cárie e de periodontite ao longo do ciclo da vida ; 2- investigar quais fatores de risco comportamentais estão associados à Carga de Doenças Bucais e, 3- investigar caminhos da ingestão de micronutrientes e níveis séricos de vitamina D, cálcio e fósforo para redução da Carga de Doenças Bucais. Métodos: Os dados do NHANES III (1988-1994) foram analisados. Os constructos subjacentes às variáveis sangramento à sondagem (SS), profundidade de sondagem (PS) moderado (4-5mm), PS grave (≥6mm), nível de inserção clínica (NIC) moderado (3-4mm), NIC grave (≥5mm), envolvimento de furca, dentes cariados, dentes com envolvimento pulpar e dentes perdidos foram deduzidos por Análise Fatorial Exploratória em diferentes faixas etárias. O NHANES 2011-2014 foi utilizado para análise de sensibilidade. Em seguida, por meio de Modelagem de Equações Estruturais, analisamos quais os fatores (status socioeconômico, consumo de tabaco, consumo de álcool, dieta não saudável, dieta saudável, e obesidade) estavam associados a esses constructos. Em adição, também analisamos caminhos entre a ingestão de micronutrientes e níveis séricos de vitamina D, cálcio e fósforo para a Carga de Doenças Bucais. Todas as análises foram realizadas com o software Mplus (versão 8.0).Resultados: Dois constructos foram extraídos. O primeiro, Carga de Doenças Bucais, agrupou indicadores de cárie com PS moderado e NIC moderado para os mais jovens (13 a 39 anos); enquanto para os indivíduos com mais de 50 anos, Carga de Doença Bucal agrupou indicadores de cárie com PS e NIC graves e envolvimento de furca. O pior Status Socioeconômico e o tabagismo aumentaram, enquanto Dieta Saudável reduziu a Carga de Doenças Bucais em todas as faixas etárias. A ingestão de micronutrientes e os níveis séricos de vitamina D foram associados a uma menor Carga de Doenças Bucais.Conclusão: Indicadores de cárie e periodontite agruparam-se consistentemente em diferentes faixas etárias e em diferentes lapsos temporais na população americana. Uma abordagem transdisciplinar para combater a cárie e a periodontite é de extrema relevância, abordando determinantes sociais e econômicos, além dos fatores de risco comportamentais e nutricionais.
Externo ao Programa - 4104801 - ADRIANA DE FATIMA VASCONCELOS PEREIRA
Externo ao Programa - 1357094 - ANA REGINA OLIVEIRA MOREIRA