Banca de DEFESA: KATIA MARIA MARTINS VELOSO

2023-05-29 13:37:50.604

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KATIA MARIA MARTINS VELOSO
DATA: 30/05/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: EFEITO DAS ALTERAÇÕES METABÓLICAS E GRAVIDADE DA PERIODONTITE SOBRE NÍVEIS SÉRICOS DE MEDIADORES INFLAMATÓRIOS EM PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN.
PALAVRAS-CHAVES: Síndrome de Down. Doença Periodontal. Marcadores inflamatórios. Condição Metabólica.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO: A doença periodontal (DP) está entre as doenças crônico inflamatórias mais prevalentes no mundo resultando de um desequilíbrio na interação entre a microbiota do biofilme e fatores inatos do hospedeiro provocando uma resposta através da liberação de mediadores inflamatórios, dentre os quais as citocinas, prostaglandinas e proteinases. A Síndrome de Down (SD) é uma anomalia cromossômica autossômica caracterizada pela presença de uma cópia extra no cromossomo 21. Pessoas com SD apresentam uma alta prevalência de DP de estabelecimento precoce e curso destrutivo favorecida por uma resposta imune alterada. Com aumento da expectativa de vida dessas pessoas, as manifestações das comorbidades provenientes do próprio quadro sindrômico, agravadas pela condição metabólica e resposta imune alterada, tem se expressado com maior frequência favorecendo o acometimento pela DP. O Capítulo I, Associação entre níveis séricos dos mediadores inflamatórios e gravidade da periodontite na síndrome de Down trata-se de um estudo caso-controle que avaliou os níveis séricos de 6 citocinas, analisando a relação destes marcadores com a gravidade da periodontite de pessoas com e sem SD. Os grupo Caso foi formado por 43 pessoas com SD e o Controle por 20 pessoas não sindrômicas que foram submetidas a exame periodontal com mensuração de profundidade de sondagem (PS), nível de inserção clínica (NIC), índice de sangramento gengival (ISG) e índice de placa visível (IPV). Os níveis das citocinas IFN-γ, IL-10, IL-17, IL-1β, IL-4 e TNF-α foram mensurados nas amostras de soro coletadas. A gravidade da periodontite foi categorizada de acordo com os critérios de estágios de 1 a 4. Para avaliação da gravidade, foram calculados os percentuais de sítios por paciente com NIC ≥4mm e PS ≥4mm, gerando suas médias e prevalências de acordo com a quantidade de sítios presentes. Foi realizada a coleta das amostras séricas de cada participante para análise do nível de citocinas quantificadas usando-se o sistema analisador automático Luminex®. Todas as análises utilizaram os recursos dos softwares GraphPad Prism versão 8 e SPSS versãoCC27.0. Nossos achados revelaram que a gravidade da periodontite não teve relação com os níveis séricos dos mediadores inflamatórios (IL-10, IL-17, IL-1β, IL-4 e TNF-α) e que pessoas com SD ainda que sem o diagnóstico da periodontite, já apresentam níveis séricos dos mediadores inflamatórios mais elevados que o seus controles com periodontite (P>0,05). O Capítulo II, um estudo de corte transversal investigou se parâmetros antropométricos e metabólicos estão associados aos marcadores da inflamação sistêmica em pessoas com síndrome de Down, bucando identificar a existência de uma correlação entre os parâmetros antropométricos, metabólicos e níveis séricos de marcadores inflamatórios em pacientes nessas pessoas. O estudo foi conduzido com 43 pessoas com SD. A condição metabólica dos participantes foi determinada através da análise de parâmetros antropométricos e amostragem sanguínea para dosagem dos mediadores inflamatórios. A avaliação bioquímica compreendeu o colesterol total, a lipoproteína de alta densidade (HDL), a lipoproteína de baixa densidade (LDL), triglicerídeos e os níveis séricos das células vermelhas e brancas. Para análise do nível sérico das citocinas foram coletadas amostras que forama quantificadas usando-se o sistema analisador automático Luminex®. A análise dos dados foi realizada utilizando os recursos SPSS versão 28.0. Buscando investigar as correlações propostas, nossos resultados revelaram, em uma amostra jovem com SD, presença sobrepeso e níveis elevados de HCM e VCM e marcadores inflamatóricos alterados, em correlações posivitas e negativas com parâmetros antropométricos e metabólicos, já representam fatores de risco para o desenvolvimento futuro de doenças sistêmicas ou piora de condições já existentes, nos parecendo plausível a hipótese de que estes achados se correlacionem aos reflexos de um perfil imunoinflamatório alterado sobre os parâmetros antropométricos e metabólicos desta população.
Externo ao Programa - 4104801 - ADRIANA DE FATIMA VASCONCELOS PEREIRA
Presidente - 1653047 - BRUNO BRAGA BENATTI